Ludmila Menezes; 21/08/2021 às 11:00

#MercadizarIndica: Chorão: Marginal Alado

Chorão, o cara que invadiu e dominou Santos, um país inteiro e uma legião de fãs

Hoje, a minha indicação se mistura com as palavras de uma fã, que desde pequena tinha admiração pelo artista que o Chorão foi e ainda é. Não lembro ao certo com quanto anos escutei “Zóio de Lula” pela primeira vez com o meu pai, só sei que era bem criança e, desde lá o Chorão e o Charlie Brown Jr. ganharam uma fã, que infelizmente não conseguiu ir assistir a nenhum show da banda. 

Ao assistir o documentário “Chorão: Marginal Alado” como fã, revivi um misto de sentimentos, justamente pelo tom nostálgico e intimista que acompanha as fases do Chorão, um cara apaixonado pelo skate e pela música, elementos predestinados em sua vida. A produção mescla bem entre depoimentos dos parceiros da banda, como o de Champignon (ainda vivo na época em que o filme foi gravado), intercalando o de amigos pessoais, do filho, da esposa e de outras personalidades que fizeram parte de sua vida. 

(Foto: Reprodução/Internet)

Entre muitos cortes de participações em programas, premiações, shows, momentos no estúdio de gravação e todos acompanhados de músicas marcantes da sua carreira, apenas fortalece a compreensão para a pessoa que Alexandre era na frente e por trás dos holofotes, da verdade que colocava na letra das músicas que compunha e cantava, exigente na hora de produzir novos CD’s, de se doar 100% para o que o impulsionava a viver, chegando inclusive ao esgotamento, momento em que focam, de forma sensível, em sua dependência química e que culminou a sua morte prematura.

Chorão realmente estava à margem do seu tempo e de muitas das personalidades pouco autênticas e bem assessoradas, por isso também a fama de Marginal Alado. Ajudar e incentivar quem estivesse ao seu redor parecia ser um dos seus prazeres, sempre com uma palavra acolhedora, nada muito diferente do que ele fazia nos shows entre o intervalo de uma música ou outra, quando aproveitava para conversar e encorajar a juventude, pouquíssimo levada a sério. 

A obra está disponível na Netflix, Prime Video, YouTube Premium e Google Play e ,de fato, o documentário foi feito para os fãs saudosos e órfãos da sua presença e toda a energia frenética dos palcos. Se você ainda não assistiu, só vai, o Chorão vai invadir o seu momento! 

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.