Que tal explorar o contato com a natureza, percorrer trilhas e passear por rios da região amazônica? Essas são algumas das opções que o maior parque nacional do Brasil oferece aos seus visitantes.
Onde?
O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque está localizado nos estados do Amapá – nos municípios de Calçoene, Laranjal do Jari, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio -, e no Pará, abrangendo o município de Almeirim.
Atrativos
No parque são promovidas atividades de educação ambiental, turismo ecológico e pesquisas científicas. A unidade de conservação é responsável pelo ecossistema preservado da região, onde é possível encontrar fauna e flora exuberantes, e grande diversidade biológica.
Em sua longa extensão – que tem tamanho aproximado de 3,8 milhões de hectares -, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque abriga as nascentes dos principais rios do Amapá: os rios Araguari, Oiapoque e Jari.
Além disso, o local abriga algumas das árvores mais altas do país: Angelins Vermelhos de mais de 80 metros de altura.
Aos turistas, são oferecidas atividades como observação da fauna e flora, banho de rio, corredeiras, cachoeiras, trilhas, mirantes, entre outros.
Recentemente, atividades de sinalização e manutenção de trilhas foram feitas no local. Na base Jupará, a Trilha da Copaíba foi sinalizada. Nela, os turistas podem percorrer mais de 2 km para desfrutar a Corredeira do Jenipapo, localizada no Rio Felício.
Localizada no rio Amapari, a Trilha Caminhos do Tumucumaque também recebeu sinalização. O percurso, após uma viagem fluvial de cerca de 28 km, tem aproximadamente três horas de duração, e leva até o Mirante da Sumaúma, local implantando juntamente com a trilha onde é possível contemplar a beleza local.
Como chegar?
Os visitantes que desejam entrar no maior parque nacional do país necessitam de autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que é o órgão gestor do parque, além de guias de turismo que conhecem a região.
Para chegar ao parque, há diversas rotas que partem dos municípios inseridos em seu território.
Uma das rotas mais utilizadas sai de Macapá em direção ao município de Serra do Navio, a 210 km da capital amapaense e com acesso pela BR-210.
A partir da sede de Serra do Navio, o trajeto continua pelo Rio Amapari até a base Jupará, uma estrutura do ICMBio onde visitantes podem acampar e iniciar as visitações.
Mais informações sobre os acessos e atrativos da unidade de conservação podem ser solicitadas pelo e-mail “Contato Parna Tumucumaque”: contato.parnatumucumaque@icmbio.gov.br.
Look de viagem
O Mercadizar também separou para os nossos leitores dicas extras para quem quer se preparar para conhecer o Tumucumaque: vale a pena investir em roupas e acessórios confortáveis e de proteção como capa de chuva, repelente, calça de trilha, botas ou sapatos próprios para trilhas, toalha seca, lanternas pequenas e protetor solar.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.