Thaís Andrade; 17/10/2022 às 11:00

Guitarrista do The Cranberries e cantora brasileira lançam primeiro EP em parceria

Dupla fará show em São Paulo no dia 20 de outubro

A dupla The Puro, formada por Noel Hogan, cofundador, guitarrista e compositor do The Cranberries, e a cantora brasileira Mell Peck, lança seu primeiro EP em parceria: “Law of Return”, um lançamento do selo ForMusic Records. A colaboração surgiu depois que Noel descobriu covers de Mell no YouTube em 2019, por indicação de pessoas que recomendaram o trabalho da cantora.

Mell, que hoje mora em Porto Alegre, explica: “Nós nos conhecemos, e nas conversas surgiu a ideia de compor juntos. Desde então, não paramos, e as ideias estão sempre vindo”. Os dois trabalham a distância e com a ajuda de tradutores, já que Mell não fala inglês fluentemente.

Depois de dois anos de colaboração, o projeto teve seu início neste ano, com dois singles que haviam sido lançados previamente: “Goodbye” e “Prison”, que ganhou também uma versão em português.

Agora, no novo EP, Noel e Mell continuam a definir o som único do The Puro em três músicas inéditas, disponíveis tanto em português como em inglês. Os vocais potentes e as letras etéreas de Mell são conduzidos pelos arranjos marcantes de Noel, criando uma experiência catártica única.

Como destaque, a faixa título, “Law of Return” (ou “Lei do Retorno”), foi a primeira música que Noel escreveu no piano. “Eu não quis usar nenhuma guitarra, para ver se me faria escrever de um jeito diferente. Musicalmente a faixa foi inspirada pelo disco dos anos 70, especialmente as orquestrações”, afirma o músico. Já as letras foram escritas por Mell, sobre “vivermos em um mundo onde estamos cercados de energias, tanto positivas quanto negativas – e, como bem sabemos, ‘colhemos o que semeamos'”.

O EP também contém as canções “Atalhos” / “Shortcuts”, que mistura grunge e punk, e “Renascer”, uma faixa mais emocional com sintetizadores que remetem aos anos 80.

Para divulgar o EP, Noel estará no Brasil e encontrará Mell em São Paulo para um show na Casa Rockambole, no dia 20 de outubro, acompanhados da banda Leela. Será a estreia ao vivo do projeto, e os ingressos já estão disponíveis via Sympla.

Imagem: Divulgação

Sobre Noel Hogan

Renomado guitarrista, compositor, produtor e indicado ao Grammy, Noel Hogan aprendeu a tocar guitarra sozinho com 17 anos. Como cofundador e principal compositor do The Cranberries, Noel foi diretamente responsável por criar a sonoridade única da banda. Depois de 50 milhões de álbuns vendidos e diversos créditos de composição, o lugar de Noel Hogan na história da música rock já está garantido.

Como membro do The Cranberries, Noel desenvolveu suas habilidades de produção trabalhando com produtores lendários, como Stephen Street (Morrissey, New Order), Cenzo Townshend (U2, Florence and The Machine) e Bruce Fairbairn (Bon Jovi, AC/DC). Em 2020, o último álbum de estúdio do The Cranberries, “In The End”, foi indicado ao Grammy. No mesmo ano, a banda celebrou a marca de um bilhão de views no vídeo de “Zombie”.

Além do sucesso mundial com o The Cranberries, Noel Hogan tem ganhado também uma reputação como produtor e artista solo. O músico já coproduziu e participou da composição de trabalhos para Bernard Butler (Suede), Richard Walters (Monoband and Arkitekt) e, mais recentemente, Bronagh Gallagher (The Commitments), na música “Cry Baby”.

Sobre Mell Peck

Mell Peck nasceu na cidade de Sapucaia, no Rio Grande do Sul. Desde criança tem uma conexão com a música, que começou quando ganhou uma guitarra de presente do pai. Logo o presente se tornou seu brinquedo favorito, e sua jornada musical começou.

Na adolescência, Mel começou a compor suas próprias músicas, e pouco tempo depois passou a tocar profissionalmente em eventos e na noite. Começou também seu canal do YouTube com covers de músicas variadas, que conquistou mais de 100 mil inscritos. Um desses covers era da música “Zombie”, do The Cranberries, que conseguiu 36 milhões de views, e em 2019 chamou a atenção do guitarrista e compositor da banda, Noel Hogan.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.