O Coletivo Experimental de Teatralidades (CETA) estreia nesta quinta-feira, 20 de agosto, em formato virtual, seu novo projeto desenvolvido no período de quarentena da pandemia do novo coronavírus. Intitulado “O Lado de Dentro”, a programação apresenta quatro espetáculos no formato de teatro lambe-lambe, linguagem que descende do teatro de bonecos e tem curta duração, que serão exibidos nos dias 20, 24, 27 e 31 de agosto, sempre às 19h19 pelo horário de Manaus.
Desenvolvido pelos artistas amazonenses Iris Brasil e Victor Lucas Oliver e pelo paranaense Matheus Fortes, “O Lado de Dentro” foi produzido totalmente on-line, através de videochamadas e as dramaturgias inspiradas em relatos e notícias sobre o período de isolamento social. “Em março, no início da pandemia, começamos a pensar em ideias para adaptar peças ao formato virtual. Até que encontramos no teatro lambe-lambe uma possibilidade de mesclar com o audiovisual, já que ele utiliza efeitos sonoros e a manipulação de bonecos dentro de uma caixa pequena, onde um espectador assiste por vez”, disse Iris Brasil, diretora do processo.
Uma das peças do projeto foi contemplada por um edital nacional de emergência para que fosse desenvolvido no período de quarentena. “A peça “Lá Vem o Rio” foi selecionada pelo edital Arte como Respiro do Itaú Cultural. Apenas o nosso e o outro projeto de um grupo de dança foram contemplados. É um período difícil para manter um coletivo de artistas e produzir espetáculos, visto que precisamos reinventar nossa linguagem, nos manter vivos, alimentados e com saúde física, emocional e mental. A cultura sofre boicotes diariamente com figuras opressoras no poder. Esperamos que pela acessibilidade que as plataformas digitais nos possibilitam, o trabalho possa repercutir”, concluiu a artista.
Para mais informações, acesse o instagram do coletivo @CETAemCena ou através do WhatsApp (92) 98411-0708.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.