ArteEntretenimento

Galeria do Largo completa 20 anos e inicia comemoração com a exposição ‘Criaturas’

A Galeria do Largo deu início, na sexta-feira, 4, à programação comemorativa pelos 20 anos do Centro de Artes Visuais com a abertura da exposição “Criaturas”, assinada pelo Coletivo Diálogos Artísticos, grupo formado por artistas-professores da rede pública do Amazonas. A mostra tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Imagem: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Com duas décadas de atuação contínua, a Galeria se consolida como referência em artes visuais na Região Norte, promovendo exposições, oficinas e ações formativas que valorizam a produção local e fomentam o trabalho de artistas e curadores do Amazonas.

Segundo o curador Cristovão Coutinho, ao longo dos 20 anos, o espaço já recebeu cerca de 250 mil visitações, o que reforça sua relevância como centro de artes visuais em Manaus.

“O mais importante nesta celebração é destacar a diversidade da produção artística do nosso estado, conectada também com o cenário nacional. Nosso compromisso segue sendo o de trazer ao público exposições que dialoguem com as identidades locais e despertem conexões com quem visita o espaço”, afirmou o curador.

A exposição “Criaturas”, que reúne 23 artistas, marca o início de uma série de atividades programadas para o segundo semestre, celebrando as duas décadas da Galeria, que se firmou como um dos mais importantes centros de arte contemporânea da capital.

A exposição

 A proposta curatorial convida o público a mergulhar em um universo onde brincadeira, humor e espontaneidade se entrelaçam em obras que estimulam o olhar sensível e despertam a ludicidade. A ideia é oferecer uma experiência artística acessível e reflexiva, capaz de dialogar com diferentes faixas etárias e contextos sociais.

Responsável pela curadoria da mostra, a professora Raquel Mattos explica que “Criaturas” propõe uma leitura leve sobre as tensões da sociedade, mas com carga política e potência crítica.

“A exposição apresenta uma grande diversidade de materiais e linguagens: temos telas, fotografias, vídeos, textos. O objetivo era exatamente esse: proporcionar uma vivência sensível, divertida e interativa, em contraste com o cotidiano exaustivo que todos nós, como professores da rede pública, enfrentamos”, comentou.

Os artistas-professores que participam da exposição integram o projeto Diálogos Artísticos. Uma das integrantes, a professora Gisele Riker, apresenta uma obra desenvolvida a partir de sua pesquisa de mestrado. Segundo ela, a iniciativa permite que o educador-artista reencontre seu lado criativo, muitas vezes sufocado pelas exigências do trabalho em sala de aula.

“O projeto vem justamente para reanimar esse professor-artista, aquele que, muitas vezes, fazia arte antes mesmo de dar aulas, mas que, com o tempo, foi perdendo esse espaço. Ele mostra que é possível entrelaçar esses dois mundos: o do professor e o do artista”, destacou.

Como parte da programação comemorativa, a Galeria do Largo receberá ainda outras exposições ao longo da semana: na quarta-feira, 9, será aberta a mostra da artista indígena Auá Mendes; e, na sexta-feira, 11, a exposição “Entre os Mundos”, do Estúdio Buriti. A entrada também é gratuita. O público pode visitar a mostra de quarta a domingo, das 15h às 20h. A entrada é gratuita.

Mais recentes

EventosMúsica

Trio Panavueiro percorrerá as principais ruas de Parintins

Durante os três dias do Festival de Parintins, o Trio Panavueiro percorrerá Parintins com shows gratuitos
EntretenimentoEventos

Largo de São Sebastião transmitirá Festival de Parintins com programação cultural

Evento gratuito oferece ao público a experiência de sentir a emoção que toma conta no Bumbódromo em Manaus
ComunicaçãoEventosSociedade

Codajás recebe primeira edição da Feira Cultural de Literatura Amazônica em julho

Evento gratuito reúne literatura, música, oficinas, cinema e atividades culturais nos dias 2 e 3 de julho
EntretenimentoEventos

Theatro da Paz recebe o espetáculo ‘oS mambembeS’

Espetáculo que já reuniu mais de 40 mil espectadores acontece de 3 a 5 de julho, em Belém
EventosMúsica

Trio Panavueiro percorrerá as principais ruas de Parintins

Durante os três dias do Festival de Parintins, o Trio Panavueiro percorrerá Parintins com shows gratuitos
EntretenimentoEventos

Largo de São Sebastião transmitirá Festival de Parintins com programação cultural

Evento gratuito oferece ao público a experiência de sentir a emoção que toma conta no Bumbódromo em Manaus
ComunicaçãoEventosSociedade

Codajás recebe primeira edição da Feira Cultural de Literatura Amazônica em julho

Evento gratuito reúne literatura, música, oficinas, cinema e atividades culturais nos dias 2 e 3 de julho
EntretenimentoEventos

Theatro da Paz recebe o espetáculo ‘oS mambembeS’

Espetáculo que já reuniu mais de 40 mil espectadores acontece de 3 a 5 de julho, em Belém

Relacionadas

Entretenimento

Mistura Fina estreia ‘O Santo Café de Cada Dia’ com temporada por cidades do Pará

Quadrilha roceira de Vigia de Nazaré transforma em espetáculo a história dos trabalhadores escravizados ligados aos primeiros cafezais do país
EntretenimentoEventosFilmes, séries e TV

Documentário amazonense ‘Anamã, a Veneza da Amazônia’ é finalista da Mostra Oficial Saberes Amazônicos

Dirigido pelo jornalista amazonense, Orlando Júnior, a produção audiovisual está entre os finalistas da primeira edição do FestCine Saberes Amazônicos e será exibido na noite desta sexta-feira (12)
EntretenimentoEventos

Largo de São Sebastião transmitirá Festival de Parintins com programação cultural

Evento gratuito oferece ao público a experiência de sentir a emoção que toma conta no Bumbódromo em Manaus
Acessar o conteúdo