Não é de hoje que novas estrelas surgem no território paraense. Carregando o título de precursora do Beat Melody, a cantora Zaynara, de apenas 25 anos, se tornou um fenômeno nacional e internacional. Única brasileira selecionada na lista “Artists to Watch 2026”, da Amazon Music, a artista escreve um capítulo inédito no palco do Festival Sangue Novo, dia 17 de outubro, no Trapiche Barnabé, em Salvador.

Vinda de uma geração pavimentada por nomes como Fafá de Belém, Joelma, Gabi Amarantos e Dona Onete, Zaynara continua o legado da música brasileira e destaca seu carinho e admiração pelas artistas. “Isso é só para citar algumas das mulheres potentes quando falamos da música com raízes paraenses. Existe um caminho para entender que a música, independentemente de onde é feita, é brasileira. Porém, é verdade, ainda há um caminho a ser percorrido quando olhamos para outros movimentos de manifestações culturais do Norte, uma região tão diversa, mas que infelizmente nem sempre tem visibilidade”, destaca.
Quebrando essas barreiras, Zaynara sobe pela primeira vez ao palco do Festival Sangue Novo com a expectativa de novas conexões e sonoridades. A cantora, que já vive um movimento de parcerias musicais com artistas de diferentes regiões, traz em seu álbum mais recente, “Amor Perene” (2025), feat. com Raphaela Santos e até versões do hit autoral “Quem Manda em Mim” na voz de Solange Almeida.
Segundo a artista, esse contato com diferentes artistas aumentou a sua vontade de estar no festival, em um palco tão importante em Salvador, cidade conhecida pela música pulsante e inspiradora. “O Sangue Novo tem um papel muito importante por colocar artistas de diferentes lugares no mesmo espaço, criando, para o público, encontros que talvez não acontecessem de outra forma. Festivais como esse possibilitam que diferentes públicos descubram novos sons, novas histórias e percebam como a música brasileira é diversa. É um verdadeiro intercâmbio musical que permite que as pessoas se conectem com artistas diversos”, comenta.
Ao longo de sua trajetória, Zaynara conquistou o marco de 560 mil ouvintes mensais no Spotify, além de títulos como Artista Revelação do Ano, no Prêmio Multishow de Música Brasileira 2024, e a mais recente indicação ao Grammy Latino. Fenômeno da música nacional, “É Beat Melody” (2022) deve conquistar ainda mais fãs com hits e ritmos dançantes, além do estilo próprio que consagrou a cantora paraense.
“Eu fico muito contente em ver como o Beat Melody conquistou o Brasil em tão pouco tempo, sem perder a essência paraense. Além disso, sinto que chegar ao Festival Sangue Novo tem tudo a ver comigo, justamente por toda essa diversidade de sonoridades no line-up. Vai ser muito especial!”, conclui.
Zaynara e mais doze artistas se apresentam durante a 8ª edição do Festival Sangue Novo, que acontece entre os dias 17 e 18 de outubro. Com uma programação que reúne nomes de diferentes regiões do país, o line-up desta edição traz Céu, Rachel Reis, Juliana Linhares, Bia Soull, Getúlio Abelha, Zé Ibarra, Guigga Maraká, DJ Nate Mônaco, DJ Ubunto, Brega a Dois, Totô de Babalong e DJ Rick Nogueira.
O projeto tem patrocínio da Tim e do Estado da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria da Cultura e Secretaria da Fazenda. Apoio ProCultura, com realização da Maré Produções Culturais.
Serviço
Festival Sangue Novo VIII
Local: Trapiche Barnabé – Av. Jequitaia, 5 – Comércio, Salvador – BA;
Datas: 17 e 18 de outubro;
Ingressos: via Sympla.
Artistas confirmados (13): Céu, Rachel Reis, Juliana Linhares, Bia Soull, Getúlio Abelha, Zé Ibarra, Guigga Maraká, Zaynara, DJ Nate Mônaco, DJ Ubunto, Brega a Dois, Totô de Babalong e DJ Rick Nogueira.