O Festival Até o Tucupi volta ao formato presencial na edição de 2022, que acontece no período de 25 a 30 de julho na capital amazonense. O evento comemora 16 anos de realização ininterrupta e gratuita, oferecendo mostra musical e atividades de formação e fomento à cultura envolvendo público, artistas, produtores e agentes culturais do Amazonas e outros estados.
A Mostra de Música terá inscrições abertas a partir desta sexta-feira, 5, e encerra no dia 21 de maio, aceitando por enquanto somente artistas solos, bandas ou grupos com trabalhos autorais do Amazonas e demais estados da Região Norte. As propostas para Intervenções Artísticas estarão disponíveis a partir do sábado, 6, até 21 de maio, contemplando somente iniciativas amazonenses.
A programação conta também com o Encontro da Música, onde profissionais do cenário musical amazonense e de outros estados do Brasil oferecem oficinas, painéis e debates tanto para conectar os cenários e desafios quanto para formar profissionais. A Mostra de Música terá curadoria para selecionar oito trabalhos musicais, sendo seis do Amazonas e dois de outras regiões brasileiras. As Artes Integradas irão selecionar quatro intervenções artísticas para integrar a programação, e os selecionados de ambas categorias terão cachê artístico e transmissão ao vivo em alta qualidade de suas apresentações. As inscrições pode ser realizadas aqui.
Sobre o festival
Desde 2007 o Festival Até o Tucupi amplia a possibilidade de produção cultural brasileira, escrevendo uma história participativa que inclui a sociedade civil e mobilizadores culturais, tendo em sua essência a cultura digital, além das associações e os coletivos.
Numa perspectiva regional, o Até o Tucupi promove intercâmbio cultural do Amazonas com outras regiões e descentraliza as produções artísticas através da troca de tecnologias sociais voltadas para a capacitação dos agentes culturais. A linha de frente do Festival atua com a luta antirracista, a visibilidade LGBTQIA+, a igualdade de gênero, a produção artística fora dos grandes centros e, em 2022, volta a pautar a emergência climática em seu eixo.
Até o Tucupi em números
Ao longo da trajetória do festival, foram mais de 58 mil pessoas no público, 244 shows, mais de 90 atividades de formação com mais de 2.400 profissionais participantes e um total de 150 atividades como performances, espetáculos de teatro, dança, exposições, exibições de cinema, entre outros. Ao todo, mais de 900 profissionais técnicos já estiveram envolvidos na realização do festival.
O Festival Até o Tucupi de Artes Integradas 2022 é uma realização do Coletivo Difusão com apoio da Fundação Nacional das Artes – Funarte, através do Prêmio Funarte Festivais de Música 2021 e da Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas – SEC, através do Prêmio Amazonas Cultura em Rede. O Festival Até o Tucupi integra a Associação Brasileira de Festivais Independentes – Abrafin e também tem apoio do Sistema Operacional da Música (S.O.M.).
Fonte: Assessoria
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.