O termo fanfic é usado para as ficções que são escritas por fãs, baseados em obras, bandas, casais e por aí vai. As fics, como são conhecidas on-line, podem estar relacionadas tanto com universo ficcional original quanto à um alternativo, e por isso, fazem tanto sucesso pois podem dar uma continuidade a uma história ou criar algo totalmente novo!
O termo surgiu na década de 70 nos EUA, mas viralizou no Brasil a partir da publicação da saga de Harry Potter no país, quando os fãs do bruxo começaram a dar continuidade aos livros e até criar histórias a partir de um ou outro personagem que não fosse o Harry.
Atualmente, os fãs tem sido cada vez mais incentivados por grandes escritores à dar continuidade a histórias ou transformar por completo as mesmas. As fanfics também têm deixado de existir somente na internet, conquistando lugares de destaque no mundo literário e até nas telinhas de cinema.
Cinquenta tons de cinza
A história mais conhecida de fanfic que fez sucesso sem dúvidas é a trilogia de Cinquenta Tons de Cinza escrita por E.L. James, que tem como protagonista o atraente magnata Christian Gray. A inspiração do livro veio inusitadamente da Saga Crepúsculo, onde o reservado vampiro Edward Cullen foi transformado em um sadomasoquista!
A fanfic foi um sucesso tão grande que além de livros, conquistou a indústria cinematográfica, alcançando mais de 571 milhões de dólares apenas com o primeiro filme. Atualmente a trilogia de 50 tons alcançou tanto sucesso quanto Crepúsculo, mostrando o poder das adaptações feitas por fãs.
After
“After” é um romance baseado em uma fic da banda One Direction, e história traz o cantor Harry Styles como protagonista da narrativa ficcional, que se tornou um fenômeno na web, alcançando mais de 1,6 bilhão de leituras. O romance foi originalmente publicado em 2013 pela escritora Anna Todd na plataforma Wattpad, que logo o transformou em livro, totalizando 5 volumes. Neste ano a história conquistou outro espaço: o dos cinemas.
Curiosidades
Romeu e Julieta
Poucas pessoas sabem, mas o famosíssimo romance Romeu e Julieta pode ser considerado – pasmem – uma fanfiction! Seu enredo é baseado em um conto da Itália, de título A Trágica História de Romeu e Julieta, que foi escrito por Arthur Brooke em 1562. Shakespeare usou o conto de base, mas reforçou a ação de personagens secundários, especialmente Mercúcio e Páris, dando uma cara nova e super importante na construção da obra.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.