O espetáculo amazonense “Rios Voadores”, do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), foi indicado ao prêmio de âmbito nacional APCA Dança 2022, promovido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. O corpo de dança é indicado ao Prêmio Técnico por sua trilha sonora original.
Assinada por Makely Ka, a trilha sonora do espetáculo aborda um diálogo entre cultura popular e música contemporânea. O figurino é de Ian Queiroz e a coreografia é de autoria de Rosa Antuña, e conta com 20 bailarinos.
A trilha sonora de “Rios Voadores” concorre com duas companhias de dança de São Paulo, indicadas pelo figurino. Gil Oliveira, da São Paulo Companhia de Dança, recebeu indicação com o figurino de “Ibi – Da Natureza ao Caos”, e a dupla Kelson Barros e Gabriela Araújo, da Clarin Cia de Dança, com o figurino de “Da Cor de Cobre”.
Rios voadores, além de nomear o espetáculo, é um termo usado para denominar o fenômeno de cursos de água atmosféricos formados por uma massa de vapor de água, diretamente ligada ao equilíbrio das chuvas em todo o Brasil.
A obra tem como inspiração a mitologia amazônica, sua fauna e flora, e leva aos palcos a importância da preservação do meio ambiente e sua relevância para o planeta. A premiação APCA Dança 2022 está prevista para o mês de fevereiro.
O Corpo de Dança do Amazonas foi criado em 1998, e neste ano completa 25 anos. Seu repertório conta com mais de 60 obras criadas com a colaboração de artistas do Brasil e do exterior. Com direção de Mário Nascimento, o CDA é administrado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.