Thaís Andrade; 14/08/2023 às 15:25

Edição 2023 do Amazonas Green Jazz Festival impacta mais de 20 mil pessoas com shows e circuitos culturais

O festival aconteceu em Manaus durante o mês de julho

Entre 21 e 30 de julho, Manaus sediou o Amazonas Green Jazz Festival 2023, o maior evento do gênero musical na América Latina. Com a temática “Ella’s”, o festival homenageou as vozes femininas do jazz em uma ampla programação, que reuniu 318 artistas, promoveu 15 palestras e masterclasses gratuitas, 29 shows em quatro locais da cidade e exposições interativas, impactando mais de 20 mil pessoas.

Imagem: Divulgação

“O Amazonas Green Jazz Festival mostrou mais uma vez, porque tem um espaço cativo no cenário atual do jazz. Realizamos uma jornada inesquecível, que combinou o melhor do gênero musical com intervenções culturais, educacionais e gastronômicas, estimulando a paixão e o conhecimento pelo jazz na Amazônia”, afirma o diretor artístico do festival, o regente Rui Carvalho.

A edição de 2023 reuniu 318 artistas, sendo 16 nacionais, 42 internacionais e 186 locais. O Teatro Amazonas realizou 21 shows marcantes, incluindo o lançamento do CD “Randy Brecker Live in Amazonas” que está disponível no Spotify, e um público de mais de 5,3 mil pessoas. As varandas do prédio centenário ainda receberam dois restaurantes, que funcionaram apenas durante o evento com o projeto “LoungeJazz”.

A programação que é considerada um “esquenta” do festival, como o projeto “Jazz no Flutuante”, realizado às margens do Rio Negro, no Flutuante Abaré, recebeu três shows gratuitos e reuniu 650 pessoas. Já o “BuritiJazz”, que ocorreu na área externa da Praça de Alimentação do Manauara Shopping, também promoveu três shows com entrada liberada e um público de mais de 300 pessoas.

Imagem: Divulgação

Outra atração que movimentou a cidade foi a Casa do Jazz, principal espaço interativo do festival com exposições imersivas e lojinha com os produtos oficiais, recebendo 8.250 visitantes em 30 dias de funcionamento e promovendo dois pocket shows gratuitos com atrações locais, reunindo mais de 400 espectadores. Além disso, mais de 850 pessoas conferiram a exposição de realidade aumentada, com os artistas do evento, que aconteceu na Casa do Jazz, no Aeroporto Internacional de Manaus e no Buritizal do Manauara Shopping.

No Teatro Gebes Medeiros e no Palácio da Justiça, localizados no Centro de Manaus, mais de 350 pessoas participaram das 15 palestras e masterclass gratuitas e ministradas pelas estrelas do festival. Já o circuito gastronômico “Aqui Tem Jazz” foi realizado em parceria com 17 bares e restaurantes da cidade, misturando a cultura jazzística e os marcantes sabores da gastronomia amazônica e contemporânea.

Para produzir e executar o evento, a organização contratou 24 empresas de economia criativa e 52 técnicos e profissionais. Além disso, a produção do festival trouxe para Manaus um jornalista de Brasília que fez a cobertura para a Rádio Nacional e um jornalista americano, especializado no assunto, que escreveu matérias para as conceituadas revistas Downbeat e London Jazz. Ao todo, o festival gerou mais de mil notícias na mídia local, nacional e internacional.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.