O dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil, data que homenageia o pernambucano Zumbi de Palmares, que ainda na infância foi escravizado e lutou contra as amarras que lhe foram impostas. A data serve como uma memória viva da resistência de Palmares.
Em celebração ao mês da Consciência Negra, o aplicativo Deezer criou um canal especial, o Mês da Consciência Negra, que busca dar visibilidade e assim, reafirmar a importância da data. O canal traz de forma exclusiva, conteúdos criados por artistas e produtores negros, chamando atenção para temas como o preconceito e a censura.
Entre os artistas que participam da ação, estão Elza Soares, Carlinhos Brown, Karol Conka, Péricles e Djonga. As playlists contêm temas relevantes para o mês, como em “Não Recomendada”, playlist com curadoria de Elza Soares, que aborda a época da ditadura e a censura enfrentada pelos artistas negros. Já o rapper Djonga trouxe a tona a questão da dificuldade enfrentada pelos rappers em se firmar no cenário musical com a playlist “Tomando de Assalto”. Dentro do canal, haverá diariamente atualizações e indicações por parte dos artistas e editores de playlists, podcasts e álbuns relacionados ao tema. Outras playlists que valem a pena conferir são:
“Lugar Comum”, por Péricles;
“Reis e Rainhas”, por Rashid;
“No Mundo de Brown”, por Carlinhos Brown;
“Meu Vogue é Gueto”, por Karol Conka;
“Botei Fé”, por Thiaguinho;
“Minha Gente”, por Martinho da Vila;
“Vida Sonhada”, por Mumuzinho.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.