Thaís Andrade; 17/08/2023 às 17:06

Confira os eventos culturais que agitarão o Norte na segunda quinzena de agosto

Recitais, apresentações de dança e exposições de arte são algumas da opções para aproveitar

Atrações culturais recheiam a segunda quinzena do mês de agosto com diferentes opções, no Norte do país, que vão desde recitais de canções e apresentações de dança, a exposições de arte. Confira a seguir a lista completa com todos os detalhes:

“Turnê da Liberdade” Norte e Nordeste (Manaus)

A violinista japonesa Midori e musicistas dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) se apresentarão pela primeira vez em Manaus. As apresentações fazem parte da “Turnê da Liberdade” Norte e Nordeste. 

No dia 17 de agosto, às 20h, no Teatro Amazonas, será apresentada a ópera nordestina “Dulcinéia e Trancoso”, regida por Lucie Barluet.

Já no dia 18, também às 20h no Teatro Amazonas, é a vez do concerto sinfônico regido pelo maestro Ricardo Castro, com a presença da solista Midori, considerada uma das maiores violinistas da atualidade.

As entradas para ambos os eventos são gratuitas e por ordem de chegada.

 

Balé Folclórico do Amazonas apresenta “Folguedos” (Manaus)

O Balé Folclórico do Amazonas apresentará o espetáculo “Folguedos”. A apresentação será no Palácio da Justiça, no dia 18 de agosto às 18h. A entrada é gratuita.

 

Recital das canções Brasileiras (Manaus)

O Madrigal do Amazonas apresentará o “Recital das canções Brasileiras”. A apresentação será no Palácio da Justiça, no dia 19 de agosto às 18h. A entrada é gratuita.

 

Balé Folclórico do Amazonas apresenta “Catraieiros” (Manaus)

O Balé Folclórico do Amazonas apresentará o espetáculo “Catraieiros”. O evento gratuito acontecerá na Central Técnica de Produção, no dia 22 de agosto, às 10h30.

 

Orquestra de Violões toca Pop e Rock (Manaus)

A Orquestra de Violões do Amazonas apresentará um concerto com repertório de músicas dos gêneros Pop e Rock. O concerto acontecerá no Teatro da Instalação, no dia 24 de agosto, às 18h. A entrada é gratuita.

 

We Talk (Manaus)

Nos dias 26 e 27 de agosto, acontece em Manaus o evento de comunicação We Talk. O evento conta com convidados de toda a Região Norte e uma atração nacional, além de talks e palestras sobre o Marketing e Comunicação. O We Talk  acontece no Tropical Executive Hotel, e a programação vai das 14h30 às 20h30. Confira a programação completa clicando aqui.

 

Missa Festiva de John Leavitt (Manaus)

O Grupo Vocal dos Corpos Artísticos apresenta o espetáculo “Missa Festiva de John Leavitt”. A apresentação será no dia 26 de agosto no Palácio da Justiça, às 18h. A entrada é gratuita

 

Exposição “Brecheret Modernista – A Imagem Indígena como Símbolo de Brasilidade” (Belém)

A cidade de Belém, no Pará, recebe até o dia 8 de outubro a Exposição “Brecheret Modernista – A Imagem Indígena como Símbolo de Brasilidade”.  Victor Brecheret é considerado um dos mais renomados escultores do país. O artista usou como referência para diversas obras a cultura dos povos originários, e a mostra reúne cerca de 30 esculturas e 20 desenhos originais, além de obras e reproduções assinadas por outros artistas com interesses semelhantes. A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 17h. Na Galeria Antônio Parreiras – Museu do Estado do Pará. A entrada é franca. 

 

Bienal das Amazônias (Belém)

Acontece até o dia 5 de novembro a Bienal das Amazônias, que conta com obras de 120 artistas dos nove estados amazônicos brasileiros e dos sete países que integram a Pan-Amazônia. A Bienal está instalada em novo espaço cultural de Belém, localizado na rua Senador Manoel Barata, nº 400, de quarta-feira à sexta-feira, de 11h às 19h, e aos sábados, de 11h às 20h. A entrada é gratuita.

 

Exposição coletiva “Irradiando Vida” (Belém)

Mais uma opção na cidade de Belém é a exposição coletiva “Irradiando Vida”, instalada na Galeria Benedito Nunes. A mostra exibe obras doadas por 53 artistas paraenses à ONG Arte pela Vida, que oferece assistência e apoio a pessoas diagnosticadas com HIV/Aids. A exposição ficará aberta ao público até setembro. A visitação é gratuita, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.  Ao final do período expositivo, as obras ficarão disponíveis para aquisição e os recursos obtidos serão integralmente revertidos para a ONG.  

 

“Arte na Avenida: Conexão São Paulo – Amazônia” (Belém)

Belém também recebe o projeto “Arte na Avenida: Conexão São Paulo – Amazônia”. A exposição ao ar livre será realizada em Belém até o dia 9 de setembro, na Avenida Visconde de Souza Franco, do Porto Futuro até a Senador Lemos.

A exposição conta com 24 obras de arte impressas em lona e estruturadas em painéis metálicos, produzidas por artistas como Roberta Carvalho, Moara Tupinambá e o cartunista Caco Galhardo.

 

Exposição “Eneida Simplesmente” (Belém)

A exposição “Eneida Simplesmente” está em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS) em Belém. A mostra revisita a história de Eneida de Moraes, uma das mais importantes escritoras do Pará. A mostra pode ser visitada no Museu da Imagem e do Som (MIS) até 30 de setembro, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

 

Exposição “Barracas” (Palmas)

Palmas, no Tocantins, recebe a exposição “Barracas”, do artista cearense Negrosoousa. A exposição é inspirada pela geometria urbana, e utiliza fotografia digital em sua composição. A exposição fica em cartaz de forma gratuita até o dia primeiro de setembro, na Galeria Sesc de Artes do Centro de Atividades do Sesc Palmas (502 Norte).

 

Exposição coletiva de artes visuais (Palmas)

Está em cartaz em Palmas, no Tocantins, a exposição coletiva de artes visuais de quinze artistas da capital do estado. A exposição faz parte do Salão Palmense de Novos Artistas, projeto da Fundação Cultural de Palmas (FCP). O local de exposição é a Galeria Municipal de Artes do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e as obras ficarão expostas para votação até o dia 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 08 às 19 horas.

 

Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva (Macapá)

Para quem está em Macapá, a dica é visitar o Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva. O Governo do Amapá ampliou os dias de funcionamento do museu recém-revitalizado, que agora também funciona aos sábados, das 9h às 13h. O museu funciona também de terça-feira à sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.