Thaís Andrade; 14/10/2022 às 15:00

Cantora Márcia Novo se une a Vitinho Imperador e Buxxi em novo single

‘I love you, mas num fresque não’ mistura ritmos do Amazônia, piseiro e reggaeton colombiano; veja clipe

Um mês depois de anunciar o lançamento da música “Sabíamos Bem”, a cantora Márcia Novo apresenta mais um single. Já disponível nas plataformas digitais, o novo hit, intitulado “I love you, mas num fresque não”, oferece aos fãs uma mistura de pop, piseiro e reggaeton, com participação do alagoano Vitinho Imperador e do colombiano Buxxi.

Interpretada com o marcante e arrastado sotaque amazonense de Márcia, “I love you, mas num fresque não” nasceu da boca de um ribeirinho e virou música tempos depois, em um episódio cômico que dá enredo à composição, escrita por Márcia e Thaianty dos Santos. “Um ‘caboco’ na beira do rio soltou essa frase pra mim, eu achei genial e guardei. Aí uma vez aconteceu uma história engraçada, em que eu estava na fila do banheiro de uma baladinha e uma menina deu em cima da Thai”, recordou a artista.

Foi nesse momento, segundo Márcia, que o single começou a “ser escrito”. “Eu fui e voltei do banheiro, a menina continuava lá. Cheguei bem perto, olhei para ela e disse: ‘Gostastes? É minha namorada’. A bichinha ficou constrangida. Aí, pra tirar onda com a situação, cheguei bem séria, como se eu fosse brigar com ela, e falei: ‘I love you, mas num fresque não’. Daí nasceu essa pérola da fuleiragem!”, brincou.

Conexão Brasil-Colômbia

Com a gíria na ponta da língua, não demorou para que a expressão virasse música. O trabalho marca o início de um projeto da artista amazonense para alcançar o mercado nacional, em especial, o Nordeste – casa da sensação do piseiro Vitinho Imperador, dono do hit “Volta Rapariga”, Top 30 Global do Spotify, além de Top 5 no Brasil. 

“Eu queria que esse novo trabalho trouxesse um pouco dessa diversidade que é o Amazonas. A gente tem muita influência nordestina, e isso também reflete na música. O piseiro é a sensação do momento. Foi aí que a gente levou a música pro Vitinho, que é superestourado, e ele topou. Era meu sonho gravar com ele, e rolou uma sinergia surreal”, disse Márcia. 

Influência que vem também dos países vizinhos, com o reggaeton, por exemplo, ritmo já bastante popularizado nos bairros de Manaus pelos novos imigrantes. No novo single, o ritmo aparece na voz do cantor Buxxi, reconhecido pela Revista Shock como um dos 50 artistas mais influentes na Colômbia nos últimos 18 anos.

A parceria com o colombiano foi viabilizada pela ONErpm, desenvolvedora de artistas. “A One me apresentou o trabalho dele e disse que ele tinha se interessado em gravar alguns trechos da música, com a pegada dele, e eu achei o máximo essa conexão Brasil-Colômbia. Acho que a música cresceu muito”, destacou Márcia.

A estreia da música acontece junto ao lançamento do videoclipe, que conta com participações de Marciele Albuquerque, Isabelle Nogueira e Vanda Witoto, Thais Kokama, Ira Maragua e Gleiciele Mura. A produção está disponível no YouTube.

Sobre a artista

Marcia Novo é uma artista amazonense com 18 anos de carreira, também conhecida como Lady Gaga da Amazônia. Tem um trabalho enraizado em cultura e também nas sonoridades mais pulsantes e presentes na Região Norte, como o brega, a lambada, o beiradão e o boi-bumbá – ritmo do Festival de Parintins, o maior festival folclórico do Brasil –, tudo isso muito bem mesclado à estética do pop. 

Marcia gravou três álbuns, três EPs e dez singles ao longo de sua carreira. Em destaque estão a gravação do clássico “Subindo pelas Paredes”, sucesso do ícone brega Nunes Filho, o álbum “O Novo Som do Beiradão”, uma releitura do ritmo beiradão, e um trabalho inteiro de remetente ao boi-bumbá, o chamado “Eletroboi”, que, para além do EP lançado, também rendeu uma live diretamente de Parintins, com a participação dos Bois Garantido e Caprichoso, transmitida em rede nacional pela TV Brasil. 

Além do trabalho artístico, Márcia é idealizadora do projeto “Vidas Indígenas Importam”, que durante a pandemia arrecadou e distribuiu cestas básicas, materiais de higiene e máscaras de proteção facial para as populações indígenas vulneráveis. É também idealizadora do festival ambiental “Tarumã Alive”, que tem como foco a preservação da maior bacia hidrográfica urbana de Manaus, a Tarumã-açu. 

Em 2020, em reconhecimento ao seu ativismo, foi eleita pela revista Vogue como um dos “12 Guardiões da Floresta”, na edição especial “Vogue Brasil sobre a Amazônia”. 

Foto: Michael Dantas

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.