O amor é o tema central do álbum Bloco de Notas Parte I, do artista Jr Diaz. Natural do Maranhão, mas criado no interior do Pará, Jr Diaz ingressou na música aos sete anos de idade cantando na igreja, mas somente em 2021 passou a divulgar seu trabalho autoral, com o objetivo de ocupar espaços predominantemente héteros e masculinos do rap.
Bloco de Notas Parte I estará disponível nas plataformas digitais a partir desta sexta-feira, 6. O álbum foi produzido pelo produtor/beatmaker paraense Erickdi e as faixas recebem influências que passam pelo R&B americano e o R&B a la brasileira, desaguando nas influências do melodrama da música paraense, além de contar com a participação da rapper Anna Suav.
Ao ser questionado sobre a inspiração na produção do Bloco de Notas Parte I, Jr Diaz compartilhou que “produzir um trabalho totalmente seu é diferente, porque gera uma relação de afinidade, autoconhecimento, transparência e, muitas vezes, identificação de outras pessoas”.
O artista quer transmitir o amor, a arte transformada em poesia. “Existem inúmeras possibilidades de amar, e que todas elas valem a pena no final. Pra mim, quanto um homem gay e negro, às vezes somos colocados como apenas uma peça superficial de uma coisa maior. Ao longo das composições mostro o quão complexo a gente pode ser e quanto o amor homoafetivo pode ser desafiador”, completa.
Na segunda parte do projeto, que será lançada no dia 13 de maio, Diaz utiliza influências de trap e rap para trazer nas músicas vivências do dia a dia, apresentando um retrato do ser humano moderno e pandêmico através dos acontecimentos de agora em quatro faixas inéditas, com a participação especial dos rappers Daniel Sv na faixa “Preto Chique” e ADR VIT na Faixa “Tudo agora”.
Em suas composições, Diaz reforça questões de representatividade LGBTQIAP+ e negra, afetividade e os processos de invisibilidade da cena musical do Norte do país. Quando perguntado sobre o significado do projeto para ele, Jr Diaz disse que é a “possibilidade de novas perspectivas, em um lugar mesmo de representatividade para quem não sabe nem por onde começar, ou para quem duvida dos seus talentos”.
Ao ser questionado sobre a cena musical nortista, ele completa que “música pode ser um canal de conexão, e esse álbum é a ponte que eu tenho tentado construir para acessar lugares de direito da música feita no Norte.”
O Norte é arte, potência e diversidade. Prepare o fone e sinta a emoção, porque Bloco de Notas Parte I vai invadir seu coração.
Conheça os canais de comunicação do artista Jr Diaz:
Instagram: @jr.diazs
Twitter: @jr_diazs
YouTube: Junior Diaz
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.