Sofia Lourenço; 23/06/2025 às 15:30

3ª edição do Festival de Cinema Alternativa será realizada na Colômbia em 2026

Com foco na América Latina, premiação sem fins lucrativos da inDrive está com inscrições abertas até 10 de outubro

A Alternativa, premiação internacional sem fins lucrativos lançada pela plataforma global de mobilidade inDrive, anunciou que a 3ª edição do Festival de Cinema Alternativa acontecerá na Colômbia no segundo trimestre de 2026, com um fundo total de prêmios de US$ 120 mil. 

Podem participar filmes de todos os gêneros finalizados após 1º de janeiro de 2025. O prazo de inscrição varia de acordo com a data de estreia mundial: até 1º de setembro para estreias anteriores a 1º de agosto, e até 10 de outubro para as posteriores. 

Imagem: FICG / Citlalli Vital

A nova edição traz um aumento de US$ 20 mil em relação ao valor da premiação anterior e inclui uma nova categoria dedicada a longas-metragens da região de foco, elevando o número total de prêmios para sete. Serão aceitos longas-metragens de todos os gêneros da América Latina e da Ásia, enquanto as categorias de curtas-metragens são exclusivas para produções latino-americanas. 

Os anúncios foram feitos no início de junho, durante a primeira coletiva de imprensa da Alternativa na América Latina, realizada no 40º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México — país parceiro oficial da iniciativa. No evento, Liza Surganova, head da Alternativa, Anna Gudkova, diretora de Indústria e Laboratórios, e Andjelka Jankovic, diretora de Marketing e Comunicações, apresentaram a visão para a próxima edição do festival, destacando sua expansão na região e seu compromisso com os talentos emergentes do Sul Global. 

Imagem: Divulgação

Criado por Arsen Tomsky, CEO da inDrive, o Festival de Cinema Alternativa tem como proposta mudar o foco geográfico a cada edição, fomentado cineastas do Sul Global e conectando diferentes culturas por meio da arte. Lançado na Ásia Central (Cazaquistão) em 2023 e realizado no Sudeste Asiático (Indonésia) em 2024, o festival chega agora à América Latina, pela primeira vez, para ampliar sua missão de valorização de novas vozes no cinema.

“A América Latina sempre foi uma região de histórias poderosas e cineastas profundamente comprometidos. A Colômbia, em particular, destaca-se por sua vibrante comunidade cinematográfica e pela forma como se envolve com realidades sociais urgentes por meio do cinema. Estamos muito animados em trazer o Festival de Cinema Alternativa para esse contexto – para aprender com a região, conectar-nos com suas forças criativas e ampliar as vozes que merecem atenção global”, disse Liza Surganova, diretora do Alternativa.

A edição de 2026 seguirá aceitando produções da Ásia, sede das duas edições anteriores. Em 2024, o festival recebeu mais de 1.000 inscrições de 33 países, e a expectativa é de crescimento com o novo foco regional. Três dos sete prêmios serão dedicados a cineastas latino-americanos, entre eles o novo Prêmio Foco, que reconhecerá um longa-metragem sobre os desafios e esperanças da América Latina. Os prêmios Shorts seguirão restritos a diretores da região em destaque.

Imagem: Divulgação

A programação será centrada em exibições públicas e gratuitas dos filmes em competição, acompanhadas de debates e atividades para ampliar seu impacto social. Também contará com o Industry Days, espaço de conexão entre cineastas, produtores e líderes. O festival será encerrado com a Cerimônia de Premiação, e os diretores selecionados terão custos de viagem e hospedagem cobertos pela organização.

A cidade-sede, as datas exatas e os nomes do Comitê de Seleção e do Júri Internacional serão anunciados em breve. Na edição anterior, o Brasil já marcou presença no comitê de jurados com a participação de Carol Misorelli, cofundadora da Taturana, organização social brasileira dedicada à distribuição de filmes de impacto. Mais informações sobre a chamada aberta, países elegíveis e regulamento completo estão disponíveis em alternativa.film.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.