Hilana Rodrigues; 15/02/2022 às 16:00

15ª edição do Festival Visões Periféricas inicia de forma presencial e on-line

Gratuito para todo o país, os filmes serão transmitidos pelo canal no YouTube da Visões Periféricas

O Festival Visões Periféricas 2022 iniciou nesta terça-feira, 15, e segue até o dia 21 em formato híbrido (presencial e on-line) apresentando filmes de curta, média e longa-metragem, além do desenvolvimento de projetos audiovisuais produzidos nas múltiplas periferias brasileiras.

Transmitido pelo canal de YouTube da Visões Periféricas, serão exibidos 48 filmes, divididos em quatro Mostras Competitivas: Fronteiras Imaginárias, com filmes produzidos por realizadores independentes de país; Cinema da Gema, com filmes produzidos no estado do Rio de Janeiro; Panorâmica, com filmes de até 40 minutos; e Visorama, com obras de até 15 minutos produzidas em projetos de formação audiovisual no ensino básico e médio e/ou projetos do terceiro setor.

Na sessão de abertura, que acontecerá às 19h, será exibida a estreia do longa-metragem Direito de Sonhar, de Theresa Jessouroun. O documentário mostra os desafios que moradores da periferia enfrentam diante da violência cotidiana da polícia e do tráfico de drogas. 

Ação social

Além das Mostras, o festival realiza o Visões Lab, que consiste em um laboratório de desenvolvimento de longas de ficção que irão receber mentoria nas áreas de roteiro, direção e produção executiva. Os projetos dos participantes, selecionados em 2021 passarão por uma rodada de pitching com players do mercado ao final do projeto e os vencedores receberão prêmios em dinheiro e prestação de serviço.

A edição de 2022 será realizada de forma híbrida, exibindo o festival presencialmente no Museu de Arte Moderna (MAM), Cine Teatro Eduardo Coutinho e CineCarioca Nova Brasília. Além da exibição presencial, todas as sessões da mostra competitiva serão exibidas no site do festival de forma simultânea e ficarão disponíveis online por 24 horas. 

A idealização do festival é de Marcio Blanco e a curadoria de Kamilla Medeiros, Rosa Miranda, Lukas Nascimento e Marco Antônio. O festival é pioneiro em trazer como temática a periferia do Brasil e seus atores sociais. Ao longo das edições foram consagrados no audiovisual nomes como Aly Muritiba, André Novaes, Vincent Carelli, Chico Diaz, Regina Casé, passaram pelo festival, além de ter homenageado os diretores Silvio Tendler, Adelia Sampaio (primeira diretora negra a dirigir um longa no Brasil) e Eduardo Coutinho.

Este ano, o Festival Visões Periféricas também apresentará seis debates com os realizadores das Mostras Competitivas Fronteiras Imaginárias e Cinema da Gema. Os debates  acontecem nos dias 17 de fevereiro, às 17h, 18 de fevereiro, às 15h, 19 de fevereiro, às 17h e às 19h, e no dia 21, às 15h e às 17h, e serão exibidos no Canal do YouTube e na Página do Facebook do Festival.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.