Thaís Andrade; 21/08/2023 às 13:43

YouTube anuncia princípios musicais de Inteligência Artificial (IA) e lança Incubadora de IA do YouTube Music

Anúncio foi feito nesta segunda-feira, 21

Nesta segunda-feira, 21, o YouTube publicou o primeiro conjunto de princípios musicais de Inteligência Artificial (IA) e revelou a Incubadora de IA do YouTube Music, começando com artistas, compositores e produtores do Universal Music Group. Os três princípios musicais fundamentais da IA ​​do YouTube estão enraizados em seu compromisso de colaborar com a indústria da música ao lado da inovação.

O CEO do YouTube, Neal Mohan, compartilhou no Blog do YouTube os princípios musicais de IA da plataforma e sua visão de como a estrutura aumentará a expressão criativa e, ao mesmo tempo, protegerá a integridade artística na plataforma. Os princípios incluem:

Princípio nº 1: a IA está aqui e a plataforma irá adotá-la com responsabilidade junto com seus parceiros musicais. À medida que a Inteligência Artificial generativa revela novas formas ambiciosas de criatividade, o YouTube e os parceiros na indústria da música concordam em desenvolver uma longa história colaborativa e abraçar com responsabilidade esse campo de rápido avanço. O objetivo é fazer parceria com a indústria da música para capacitar a criatividade de uma forma que aprimore a busca conjunta por inovação responsável.

Princípio nº 2: a IA está inaugurando uma nova era de expressão criativa, mas deve incluir proteções apropriadas e abrir oportunidades para parceiros musicais que decidirem participar. O YouTube fez grandes investimentos ao longo dos anos nos sistemas que ajudam a equilibrar os interesses dos detentores de direitos autorais com os da comunidade criativa do YouTube.

Princípio nº 3: A plataforma desenvolveu políticas de conteúdo e uma área de Confiança e Segurança que são líderes no setor. Ampliará sua escala para enfrentar os desafios da IA. Segundo o YouTube, há anos investindo em políticas e equipes de confiança e segurança que ajudam a proteger a comunidade do YouTube e também a aplicação dessas salvaguardas ao conteúdo gerado por IA. Os sistemas generativos de IA podem ampliar os desafios atuais, como abuso de marcas registradas e direitos autorais, desinformação, spam e muito mais. Mas a IA também pode ser usada para identificar esse tipo de conteúdo, e continuarão a investir na tecnologia baseada em IA que os ajuda a proteger a comunidade de espectadores, criadores, artistas e compositores, desde o Content ID até políticas e detecção e sistemas de fiscalização que mantêm a plataforma segura nos bastidores. E nos comprometemos a escalar ainda mais esse trabalho.

Em outro post no blog global, o Presidente e CEO do Universal Music Group, Sir Lucian Grainge – que ajudou a moldar os princípios – compartilhou sua visão de uma abordagem centrada no artista para IA generativa e como a parceria com o YouTube posicionaria melhor a indústria da música para o sucesso à medida que essa tecnologia continua a se desenvolver. 

O anúncio de hoje também apresentou o AI Music Incubator do YouTube, um programa que reunirá alguns dos artistas, compositores e produtores mais inovadores da atualidade para ajudar a informar a abordagem do YouTube à IA generativa na música. A incubadora começará com uma coorte de criativos de gêneros do Universal Music Group, que inclui Anitta, Björn Ulvaeus, d4vd, Don Was, Juanes, Louis Bell, Max Richter, Rodney Jerkins, Rosanne Cash, Ryan Tedder, Yo Gotti, e a Propriedade de Frank Sinatra, entre outros. 

“Embora alguns possam achar minha decisão controversa, entrei para este grupo com a mente aberta e puramente por curiosidade sobre como um modelo de IA funciona e do que ele pode ser capaz em um processo criativo. Acredito que quanto mais eu entender, mais bem equipado estarei para defender e ajudar a proteger os direitos de meus colegas criadores humanos”, comentou Björn Ulvaeus.

Juanes comenta que “a música é fundamental para a experiência humana – cultural e pessoalmente. Para os artistas, nossa música faz parte de quem somos. Dado o papel da música, os artistas devem desempenhar um papel central para ajudar a moldar o futuro dessa tecnologia. Estou ansioso para trabalhar com o Google e o YouTube como parte deste influente grupo de artistas UMG para garantir que a IA se desenvolva de forma responsável como uma ferramenta para capacitar artistas e que seja usada com respeito e ética de maneiras que amplifiquem a expressão musical humana por gerações.”

Para Max Richter, como toda nova tecnologia, a IA traz consigo oportunidades, mas também traz desafios profundos para a comunidade criativa. O mundo da tecnologia e o ecossistema de distribuição de música estão evoluindo rapidamente para abraçar essa tecnologia transformadora e, a menos que os artistas façam parte desse processo, não há como garantir que nossos interesses sejam levados em consideração. Temos que estar nessa conversa, ou nossas vozes não serão ouvidas. Portanto, estou muito feliz por fazer parte da “incubadora de artistas” que me permitirá defender os interesses da comunidade criativa nas aplicações de IA para música e distribuição de música.”

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.