Isabella Botelho; 09/06/2022 às 13:30

WME Conference anuncia programação completa para sexta edição

Em formato inédito, evento terá mais de 40 horas de programação

Entre os dias 16 e 19 de junho acontece a sexta edição da WME Conference, a maior conferência brasileira voltada ao protagonismo feminino no mundo da música. Este ano, o evento será realizado, pela primeira vez, em formato phygital (presencial e com transmissão ao vivo por meio do site da plataforma WME). Com quatro dias, a programação terá mais de 40 horas de conteúdo divididas em conferências, painéis, pitches, masterclasses, workshops, além de shows e festas espalhados pela cidade de São Paulo.

Idealizado por Monique Dardenne e Claudia Assef, a WME Conference Phygital marca o retorno da plataforma ao presencial, depois de duas edições remotas devido à pandemia. “Estamos muito animadas para combinar o presencial e o virtual pela primeira vez, isso vai nos dar a oportunidade de manter a capilaridade do evento, ter público de todo o país (e até de fora dele) e ainda viver a experiência que só o presencial é capaz de promover’’, diz Monique. 

“Haverá novidades: quatro dias de duração, vamos ter festa de abertura e também será nossa estreia ocupando a cidade em quatro diferentes casas de São Paulo, além da nossa nova sede superespecial para a parte de aprendizado e trocas, a Biblioteca Mário de Andrade”, completa Claudia.

A cantora e compositora carioca Teresa Cristina será a madrinha do evento, que também terá como convidadas Tulipa Ruiz, Letticia Muniz, BadSista, MC Danny, Karina Buhr e muitas outras mulheres da música. “Fico feliz pelo fato de terem me escolhido como madrinha. Significa que as minhas ações são assertivas, e espero que eu consiga representar todas essas mulheres, e especialmente as parecidas comigo, com o meu perfil, pois somos muitas”, pontua Teresa.

Programação 

A programação digital da Conference começa já na terça-feira, 14, com o início do Pitch WME. Pelo segundo ano consecutivo, o WME seleciona 20 artistas para se apresentarem de forma virtual para um júri composto por mais de 30 mulheres que estão à frente de importantes iniciativas da música, como Ana Garcia (Festival Coquetel Molotov), Ana Morena (Festival do Sol) e Francesca Altério (Festival GRLs), entre outras. É uma oportunidade única de apresentar trabalhos de bandas e artistas novos para o mercado.

No primeiro dia de evento presencial, na quinta-feira, 16, o público poderá prestigiar a estreia da festa de abertura do WME na dance house Heavy House, localizada no bairro de Pinheiros.

Na sexta-feira, 17, tem início os painéis, oficinas e masterclasses na Biblioteca Mário de Andrade, no centro da cidade. O local será sede do evento pela primeira vez, com programação diurna na sala redonda e no auditório. Os painéis de discussão abordarão temas como música, tecnologia e negócios. O dia encerra com dois shows gratuitos na Praça Dom José Gaspar, com Bebé, recém contratada pelo selo Balaclava, e Lazuli, projeto solo de Juliana Strassacapa, também vocalista da banda paulista Francisco el Hombre.

No sábado, 18, acontece o painel “Back to Back com Karol Conka e MC Carol – Um papo sobre Saúde Mental e Carreira”, mediado pela apresentadora e jornalista Didi Couto.

Outro tema abordado será o selo IGUAL, lançado na última edição da WME Conference, que estimula casas de clubes, festas e festivais, empresas e agências a terem pelo menos metade de seu staff e contratados composto por mulheres, pessoas não-binárias ou trans. O painel abordará o papel da curadoria musical contemporânea como tradutora das transformações sócio-culturais. A iniciativa visa a equidade de gêneros em line-ups e equipes de empreendedorismo musical por todo o país. Para participar, a empresa ou festival deve se cadastrar no site da plataforma do WME.

O programa de sábado será encerrado com mais shows gratuitos na Praça Dom José Gaspar com as artistas Aíla, cantora e compositora paraense que transita entre brega, pop e zouk love, e a  cantora, poetisa e escritora Bixarte, uma potência paraibana de apenas 18 anos que despontou no rap nacional em 2021.    

Ainda no sábado, o WME faz a sua tradicional festa de música eletrônica, com as DJs Marta Supernova (artista visual e sonora, DJ, produtora musical e percussionista), Valentina Luz (modelo, performer e DJ) e Cashu (DJ da cena queer underground eletrônica de São Paulo), que se apresentarão no N/A Club, subsolo do The Bowl.

O encerramento do WME Conference será domingo,19, com a participação de Kaê Guajajara e MC Carol já confirmadas, além de uma atração surpresa, na Casa Natura Musical.

Os ingressos para a WME Conference Phygital devem ser adquiridos antecipadamente pela plataforma Sympla. O passaporte completo, que dá direito aos dois dias de conferência na Mário de Andrade, além das festas de lançamento na Heavy House e do sábado no N/A Club, e também a todo o conteúdo digital (que ficará liberado por 30 dias), custam R$ 120 e R$ 60 a meia-entrada.

Os shows na Praça Dom José Gaspar e o encerramento na Casa Natura Musical são totalmente gratuitos.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.