Isabella Botelho; 27/05/2022 às 11:30

W3haus e Boticário lançam movimento de valorização de beleza étnica

A ação levanta as problemáticas por trás do uso de termos para definir características étnico raciais

Uma das principais formas de criar campanhas e conteúdos que criem diálogos verdadeiros com o público é estar atento ao que é falado nas redes sociais e o que está no centro dos debates na comunidade. Atenta a isso, a W3haus, agência de marketing do Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, criou a campanha (Ex)Ótica, para O Boticário, que abre espaço para as pessoas taxadas como “beleza exótica”.

Inicialmente, a W3haus identificou uma discussão sobre beleza asiática e a expandiu para outras etnias que também são colocadas no escopo pejorativo de beleza exótica. A agência propôs à empresa integrá-lo ao movimento Diversa Beleza e ajudar o público a repensar o falso elogio ligado ao termo e o uso dele em matérias, dicas e tutoriais de beleza.

Para abrir a discussão, influenciadoras de etnias diversas foram chamadas para expor seus pensamentos sobre o assunto e ajudar na disseminação do movimento. Camila Sawamura, Mariam Chami e Mari Baydukuryaba entram no debate e, junto com Karina Aparecida Papa, colaboradora da marca, vão trazer o tema à tona para as redes sociais delas e de O Boticário com materiais chamando o público para conversar. Em destaque, haverá um vídeo e a frase “Passou da hora de deixar essa (ex) ótica de lado”.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by O Boticário (@oboticario)

Completando a iniciativa, as porta-vozes vão fazer tutoriais com a linha Make B., mostrando como destacam seus traços, dando dicas para a audiência. Todo material foi cocriado por elas com o time da W3haus, com liberdade nas escolhas dos produtos, ângulos e filmagem dos tutoriais que exaltam alguns dos diversos tipos de traços que podem ser encontrados na rica composição étnica brasileira.

“Nossa operação é focada em escuta social e na movimentação das redes, e os padrões de beleza impostos pela sociedade são fonte de discussão e aprendizado contínuos. Vimos aí um gancho para debater um assunto importante que precisa de visibilidade. Colocamos as lentes do amor de Boti para dizer para nossa comunidade que a beleza está na diversidade”, ressalta Natália Fava, diretora de Criação da W3haus.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.