Thaís Andrade; 19/01/2024 às 15:00

‘Uýra – A Retomada da Floresta’ é indicado ao prêmio internacional GLAAD Media Awards

Documentário acompanha a entidade amazônica Uýra, vivida pelo artista paraense trans indígena Emerson Pontes

O documentário “Uýra – A Retomada da Floresta”, de Juliana Curi, foi indicado ao prêmio internacional GLAAD Media Awards.

Concorrendo na categoria “Melhor Documentário”, a cinebiografia acompanha Uýra, entidade híbrida amazônica vivida pelo artista trans indígena e biólogo paraense Emerson Pontes, que viaja pela Floresta Amazônica em uma jornada de autodescoberta usando arte performática para ensinar jovens indígenas e ribeirinhos que eles são os guardiões das mensagens ancestrais da Floresta Amazônica.

O longa traz a participação de artistas, ativistas e lideranças indígenas, como Zahy Guajajara e a liderança Kambeba Dona Babá, além das performances de Uýra, que são uma metáfora inspirada no ciclo ecológico e espelha as lutas sociais.

Sobre o prêmio

O GLAAD Media Awards reconhece e homenageia a mídia por suas representações justas, precisas e inclusivas da comunidade lésbica, gay, bissexual, transgênero e queer (LGBTQ+) e pelas questões que afetam suas vidas. 

Fundada em 1985, a GLAAD é uma organização sem fins lucrativos focada na defesa LGBTQ e na mudança cultural.

Para conferir a lista completa com todos os indicados, acesse o site.

Uýra Sodoma 

Uýra Sodoma (1991, Santarém, Pará) é uma entidade híbrida que entrelaça o conhecimento biológico científico e a sabedoria ancestral dos povos indígenas. Ele chama as plantas por seus nomes populares e latinos, mas evoca suas propriedades medicinais, sabor, cheiro e poderes. O resultado é uma compreensão intrincada e complexa da floresta, uma teia de conhecimento e pesquisa. 

Uýra se apresenta como “uma árvore que anda” e nasceu em 2016, durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff, quando o biólogo Emerson Pontes decidiu expandir suas pesquisas acadêmicas e buscar formas de trazer o debate sobre meio ambiente, conservação e direitos LGBT para comunidades nos arredores de Manaus. Através de aulas de biologia ou performances fotográficas, usando maquiagem e camuflagem, textos e instalações, Uýra fala sobre e com a floresta.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.