Thaís Andrade; 12/01/2023 às 17:30

Soft power será o tema do Rio2C 2023

Criadores da série ‘Dark’; cineasta Fernando Meirelles; escritor futurista Brett King; CEO e presidente para mercados internacionais da Paramount, Pam Kaufman; e a cantora Ludmilla são alguns destaques do evento

O Rio2C, maior encontro de criatividade da América Latina, retorna à Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, de 11 a 16 de abril de 2023. O conceito de soft power, que se traduz em uma influência indireta capaz de moldar desejos e preferências através de cultura, valores políticos e políticas externas, é o tema norteador dos mais de 500 painéis previstos.

“A cada edição, adotamos um tema que direciona os trabalhos. Em 2023, o soft power será a nossa bússola. Trata-se de um artifício de construção de uma ideia a longo prazo, de forma subliminar. Vivemos na era da influência, e o Brasil é um celeiro infinito de ativos para o uso dessa estratégia. A Floresta Amazônica, por exemplo, é um símbolo com enorme potencial para a construção da imagem do país, assim como a cultura e a diversidade do nosso povo. Os Estados Unidos foram provavelmente os primeiros a descobrir que, através de Hollywood, poderiam influenciar o mundo. Hoje vemos China, Coreia do Sul e a própria Ucrânia usando o soft power para controlar narrativas e construir suas imagens globalmente”, afirma Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio2C, que no ano passado recebeu mais de 37 mil pessoas ao longo dos seis dias de evento.

Dois novos palcos – o “Arts & Crafts”, dedicado a design, moda e arquitetura, e o “Games+”, destinado ao universo dos jogos eletrônicos – se somam aos nove espaços multidisciplinares e transversais que já ocuparam a Cidade das Artes em 2022. São eles: “Global Stage”, “Storyvillage”, “Brainspace”, “House of Brands”, “Biodom”, “New Frontier”, “Future U”, “Soundbeats” e “Screening Room”.

O “Arts & Crafts” vai apresentar discussões sobre como o design, a moda, a arquitetura e as artes impactam a sociedade enquanto expressões culturais. Já o “Game+” “ganhou um palco exclusivo devido ao enorme sucesso do tema no summit realizado na edição do ano passado”, como explica Lazarini.

A programação de painéis terá uma conversa entre o casal alemão Baran bo Odar e Jantje Friese, criadores da aclamada série “Dark”, bem como um bate-papo entre o cineasta Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”, “O jardineiro fiel” e “Ensaio sobre a cegueira”) e o produtor canadense Niv Fichman (“O violino vermelho”, “O quarto proibido” e “Ensaio sobre a cegueira”).

O futurista Brett King, autor do livro “The Rise of Technosocialism: How Inequality, AI and Climate Will Usher in a New World”; Pam Kaufman, presidente e CEO para mercados internacionais da Paramount; e a cantora Ludmilla também estão entre os primeiros 50 palestrantes confirmados na edição.

O evento vai inaugurar ainda três summits inéditos. Fruto de parcerias com as empresas Play9, SBF/NWB e a revista “Forbes”, respectivamente, os fóruns tratarão de inovação nos segmentos de cultura digital, de esportes e mercado de capitais, este último com foco em criptoativos e ativos verdes. Realizados no dia de abertura do Rio2C, eles se juntarão ao já tradicional summit de marcas e conteúdo Meio & Mensagem, uma colaboração iniciada em 2018.

Mercado

Dedicado à realização de negócios na indústria criativa, o Mercado do Rio2C movimenta centenas de milhões de reais nos setores de audiovisual, inovação e música a cada edição. Trata-se de uma oportunidade para profissionais e empreendedores em busca de negócios e networking do setor de inovação/startups, game, editorial, música e audiovisual. O evento também terá como novidade a abertura do pitching editorial, em que empresas do setor poderão negociar os direitos autorais de futuros lançamentos de ficção e não ficção com produtoras e plataformas de streaming.

Além das Rodadas de Negócios, que conectam os players em reuniões individuais com proponentes de projetos de diferentes setores, o Rio2C também gera oportunidades nos pitchings, oferece mentorias com especialistas do mercado e lança desafios corporativos. Na última edição, a seção recebeu 2.480 inscrições de 75 países, número que a organização pretende dobrar em 2023.

Novidades do Mercado

Pitching de startups: o Mercado de Inovação do Rio2C busca negócios de impacto que estejam engajados com um ou mais dos 17 objetivos de desenvolvimento (ODS) da ONU e alinhados às verticais da economia criativa. É dividido em quatro verticais: consumo; entretenimento; educação e trabalho; e impacto. Com uma banca de investidores, oferece prêmios para cada setor.

Pitching editorial: o Rio2C se aproxima de mais um setor da economia criativa e promove a conexão entre autores, agentes literários, editoras e players do audiovisual. O objetivo da iniciativa é fomentar negócios no setor editorial, estabelecendo pontes entre autores independentes e agentes de editoras, conectando obras literárias ao segmento audiovisual para adaptações.

Pitching creator: o Rio2C apresenta mais uma possibilidade de negócios para o setor audiovisual, e o que era exclusivo para empresas agora também está acessível diretamente a criadores independentes. Produtoras, estúdios e plataformas de streaming de grande e pequeno porte buscam projetos baseados em propriedades intelectuais de diferentes formatos. Desenvolvedores de games, podcasts, webséries e curta-metragens, ou qualquer tipo de autor de propriedade intelectual, terão a oportunidade de apresentar suas ideias a produtores e executivos do mercado audiovisual através dessa nova modalidade de pitching.

PitchingShow: o Rio2C se tornou a maior plataforma de lançamento de novos artistas da América Latina, e reúne os principais profissionais da indústria da música – gravadoras, rádios, plataformas digitais, empresários, curadores de festivais e jornalistas – para descobrirem os próximos grandes nomes do mercado. Com inscrição gratuita e logística paga pelo Rio2C, os 12 artistas escolhidos pela comissão da música e por voto popular fazem um pocket show para quem efetivamente pode mudar suas carreiras.

Festivalia

No fim de semana, o público terá a chance de vivenciar experiências imersivas com games e realidade virtual e aumentada, além de assistir e participar de uma série de palestras, oficinas e masterclasses com grandes nomes da indústria criativa.

Palcos

Global Stage: o mais heterogêneo de todos os palcos, o Global Stage promove a maior interseção entre os segmentos abraçados pelo evento. Situado na maior sala da Cidade das Artes, um auditório com capacidade para 1.250 espectadores, reúne personagens nacionais e internacionais das áreas de tecnologia, inovação, ciência, audiovisual, música, games, mídia e marcas, sustentabilidade, educação e futuro do trabalho.

Storyvillage: segundo maior palco do Rio2C, com lotação máxima de 450 pessoas, o StoryVillage reverencia a arte da criação, da narrativa, dos roteiros, da composição, do traço e da fórmula, seja na concepção de uma série, um filme, uma música, um livro, uma startup ou um projeto de arquitetura. 

Brainspace: espaço dedicado a temas únicos sobre cérebro, criatividade e descobertas incríveis que surpreendem o público, o Brainspace tem a premissa de transformar a ciência em entretenimento.

House Of Brands: palco das marcas, do marketing, da mídia, da publicidade e da propaganda, o House of Brands traz as principais tendências, cases e transformações da área nas vozes de executivos de marketing e comunicação, criativos, publicitários, produtores de conteúdo, jornalistas, artistas, influencers e gamers.  

Screening Room: destinado ao universo do audiovisual em todas as suas frentes, o Screening Room visa a estimular a reflexão sobre o segmento a partir de temas como plataformas de streaming, alternativas de financiamento, propriedade intelectual e coprodução, entre outros.

New Frontier: o New Frontier traz o futuro para o presente, analisando quem está por trás das mais novas tecnologias e como essas mesmas tecnologias impactam a vida cotidiana e transformarão o mundo como o conhecemos.

Soundbeats: o Soundbeats discute o show business da música com temas atuais e urgentes como streaming, lives, direito autoral, empresariamento, turnês e festivais.

Future U: o Future U abordará temáticas e tendências sobre o futuro do trabalho, das empresas e da educação, com foco especial em idadismo, empreendedorismo, educação continuada, novas habilidades e profissões do futuro.

Biodom: o Biodom engloba as tendências e os desafios urgentes de fatores sociais e ambientais que podem impactar o futuro do planeta, a partir de temas como agenda ESG, meio ambiente, energia, diversidade, comunidades e cidades do futuro.

Arts & Crafts: o Arts & Crafts aborda questões mercadológicas e conceituais de arquitetura, moda, design e artes. Entende desde a concepção até a impressão de tempo e espaço, a importância artística para a manutenção da identidade, a cadeia produtiva e a geração de negócios, além da estética e do impacto desses setores na sociedade e na vida cotidiana.

Game+: o palco faz uma imersão na indústria dos games e e-sports e suas múltiplas conexões, sob diversos ângulos e visões. Reúne publishers, criadores, influencers, streamers, organizadores de ligas e eventos, times, artistas, instituições, grandes marcas e fãs, para celebrar a indústria e suas conexões, bem como entender o futuro.

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