A Safernet Brasil, associação que atua no enfrentamento de crimes na internet, é a primeira organização do país a vencer um concurso mundial do fundo internacional End Violence Against Children (Fim da Violência contra Crianças), e lançará um projeto para o desenvolvimento de tecnologias de prevenção e combate ao abuso sexual infantil on-line.
A chamada Safe Online 2021, da End Violence, patrocinará, com um total de US$ 15 milhões, 18 projetos que desenvolvam iniciativas que mantenham as crianças seguras por meio da prevenção e do combate à violência na internet. O projeto D.I.S.C.O.V.E.R., da Safernet, que foi contemplado, facilitará o acesso gratuito de pesquisadores e desenvolvedores a dados curados e anonimizados sobre violência e exploração de crianças e adolescentes na internet, provenientes do canal de denúncias, mantido pela associação desde 2006. O acesso aos dados, em ambiente seguro e controlado, permitirá que pesquisadores, universidades, institutos de pesquisa e parceiros selecionados tenham mais capacidade para desenvolver pesquisas e novas tecnologias para a prevenção e o combate ao abuso sexual infantil on-line.
O D.I.S.C.O.V.E.R. será realizado em três etapas. Na primeira delas será desenvolvida uma API segura (interface de conexão entre programas), que permitirá acesso controlado a um conjunto de dados com curadoria de textos, metadados e palavras-chave, coletados a partir de páginas denunciadas com conteúdos de violência e exploração sexual on-line. Simultaneamente, o projeto terá também uma sandbox (ambiente de testes) para desenvolvedores. Após as duas primeiras fases será organizada uma hackaton (maratona de desenvolvimento) nacional para engajar comunidades de desenvolvedores a criar soluções inovadoras para o combate de violência sexual on-line.
“Hoje há uma lacuna no desenvolvimento de pesquisas e protótipos capazes de detectar padrões de violência e exploração sexual on-line em português. Usando ciência de dados, vamos capacitar desenvolvedores e pesquisadores para prevenir comportamentos criminosos e mitigar tentativas de abuso na rede brasileira e de outros países lusófonos. O projeto é um divisor de águas para proteger as crianças on-line“, afirma Thiago Tavares, presidente da Safernet Brasil.
O projeto terá a duração de dois anos e a expectativa é poder promover o fortalecimento das estratégias de prevenção e combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil e em outros países de língua portuguesa.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.