Há 50 anos, em 1972, era fundada uma das grandes referências do jornalismo nortista e brasileiro, a Rede Amazônica. Durante toda a sua história, iniciada na década de 1960 como uma pequena agência de publicidade, a empresa presenciou e foi protagonista de diversos momentos do desenvolvimento da comunicação, acompanhando todas as fases, do analógico às plataformas de streaming.
Fundada pelo empresário Joaquim Margarido e pelos advogados e jornalistas Phelippe Daou e Milton Cordeiro, a agência se transformou na Rádio TV do Amazonas LTDA, e logo instalou uma emissora de TV em Manaus, o canal 5, que teve seu parque de transmissão instalado na Avenida André Araújo, na Zona Centro-Sul de Manaus, onde segue sediada até hoje.
Na sua inauguração, a empresa fez história ao ser a primeira emissora brasileira a projetar sinal de televisão a cores no país. Anos depois, em 1986, mais um marco: sua afiliação à Rede Globo.
De lá para cá, a empresa foi do analógico ao canal digital, inaugurado em 2009, e, indo ainda além, está presente no moderno mundo do streaming.
Mantendo liderança em audiência, produzindo jornalismo de credibilidade e promovendo a integração da Amazônia, a Rede Amazônica cresceu e chegou nos estados de Rondônia, Acre, Roraima e Amapá, se fazendo presente inclusive em Brasília. A expansão de suas produções engloba ainda mídias como G1, Ge, CBN Amazônia e Portal Amazônia.
Falecidos no ano de 2016, seus três fundadores se tornaram grandes nomes da comunicação e seguem marcados na história do jornalismo como aqueles que ajudaram a levar aos telespectadores da região amazônica muito mais do que notícias e informações.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.