O fotojornalista manauara Raphael Alves é finalista do concurso internacional de fotografias Earth Photo 2024. A foto selecionada, “The Amazon rivers at their limits”, foi feita em 27 de setembro de 2023, no município amazonense de Manacapuru, durante a cobertura da seca severa histórica que atingiu os rios da região amazônica em 2023.
“Paulo Monteiro da Cruz, 49 anos, navega em seu barco entre dezenas de milhares de peixes mortos pelo calor e pela acidez da água na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Lago do Piranha, em Manacapuru, Amazonas, Brasil. Peixes morreram devido à forte seca na região da bacia amazônica. Os 62 municípios do estado do Amazonas foram afetados pelo declínio da bacia amazônica. Segundo a Defesa Civil do estado, mais de 600 mil pessoas foram afetadas pela seca. Esta foi a seca mais intensa da história do estado do Amazonas, a maior do Brasil”, afirma a descrição da imagem presente no site oficial do Earth Photo 2024.
Na edição de 2024 do Earth Photo, fotógrafos e cineastas inscreveram obras que abordam o meio ambiente e as mudanças climáticas. Mais de 1900 obras, de artistas de todo o mundo, foram inscritas no concurso e julgadas por especialistas das áreas de fotografia, cinema, geografia e meio ambiente. Ao todo, foram selecionadas 112 imagens e 13 vídeos de 31 fotógrafos e 13 cineastas de diversos países.
Todas as imagens selecionadas pelo Earth Photo 2024 podem ser acessadas no site oficial do concurso. Tanto a obra de Raphael Alves quanto os demais selecionados serão exibidos na Royal Geographical Society, em Londres, a partir de 18 de junho de 2024.
Sobre Raphael Alves
O manauara registra em suas obras diversos aspectos e cenários da região amazônica brasileira. Raphael Alves estudou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Fotografia na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Artes Visuais no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Obteve também o título de Master of Arts em Fotojornalismo e Fotografia Documental na London College of Communication / University of the Arts, em Londres (ING).
O fotojornalista acumula prêmios nacionais e internacionais. De acordo com a biografia em seu site, alguns dos últimos prêmios recebidos pelo profissional incluem o primeiro lugar, em 2021, na categoria “La pandemia en Ibero America” no Pictures of the Year Latin America (POY Latam). No mesmo ano, recebeu menção honrosa no Siena Photo Awards, venceu o XXVII Concurso Latinoamericano de Fotografía Documental e foi contemplado com a bolsa editorial da Getty Images. Em 2022, seu trabalho foi premiado no Pictures of the Year International. No mesmo ano, seu trabalho recebeu o terceiro lugar no Prêmio Fundação Conrado Wessel (FCW) de Fotografia. Em 2023, foi um dos premiados no BarTur Photo Award.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.