Thaís Andrade; 23/12/2022 às 18:00

Projeto fotográfico promove intercâmbio cultural entre o Nordeste canadense e o brasileiro

A partir da visão de dois fotógrafos, o projeto resulta em um livro e em exposições em ambos os países

Com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre o Nordeste canadense e o Nordeste brasileiro a partir da visão de dois fotógrafos, um de cada país, o projeto “Olhares cruzados: imagens de duas culturas” apresenta o trabalho dos dois artistas, compartilhado em um livro e exposições em ambos os países.

O projeto fotográfico busca ainda despertar a reflexão sobre os caminhos possíveis para o desenvolvimento sustentável regional de cada localidade. A iniciativa é da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), e conta com o apoio do Grupo BRP.

Imagem: Dunas de areia, uma das paisagens captadas pelo projeto (Créditos: Lucas Miranda)

Nesta, que é a sexta edição, as lentes dos profissionais Brian Noppè e Renato Negrão buscaram valorizar as pequenas comunidades tanto na neve de Quebec quanto nas dunas de areia do Ceará, Piauí e Maranhão, mostrando ao público as riquezas de seu modo de vida, somadas ao respeito ao meio ambiente. O resultado do livro “Olhares cruzados: imagens de duas culturas – Trilhas do Nordeste brasileiro e canadense” comprova que é possível explorar o ecoturismo e o turismo de aventura com responsabilidade, encontrando nele uma possibilidade de desenvolvimento econômico efetivo em regiões de difícil acesso.

A novidade foi a participação do piloto brasileiro Nelsinho Piquet, primeiro campeão mundial da Fórmula E, vencedor de provas da Nascar, medalhista nos X-Games e com inúmeras participações de destaque na Fórmula 1 e Le Mans e, desde 2020, competidor do maior rali das américas, o Sertões, sempre com o apoio da Can-Am, marca do Grupo BRP. Nesse trabalho de fio condutor da iniciativa, que resultou em dedicatória nas páginas iniciais do livro, Nelsinho atestou os benefícios gerados às comunidades locais.

Imagem: Participação de Nelsinho Piquet no projeto (Créditos: Lucas Miranda)

“O livro se traduz em mais um símbolo do trabalho que a BRP vem realizando para o crescimento socioeconômico no Brasil por meio do uso dos veículos da marca. Além do conteúdo artístico, a iniciativa reflete por meio de imagens o sucesso desse tipo de atividade do sistema de trilhas no Canadá, apoiado há anos pela BRP, e também o potencial de um sistema semelhante no Brasil”, destaca Fernando Alves, country manager da BRP Brasil.

O projeto

União de negócios, arte e cultura, desta vez o projeto destacou que roteiros de turismo de aventura em veículos off-road regulamentados podem abrir caminho para o desenvolvimento econômico sustentável de comunidades afastadas. Os registros dos fotógrafos trazem à tona o uso prático de conceitos ESG e a exploração consciente do meio ambiente, discussão que está entre as diretrizes da gestão da CCBC.

Para Fernando Alves, além da importante coordenação e curadoria da CCBC, o resultado desse trabalho só foi possível devido ao grande apoio de um lado e de outro, em especial da BRP, da Air Canada, do governo do Canadá, do Escritório do Quebec em São Paulo e do Consulado do Brasil em Montreal. Por aqui, ainda contou com o suporte indispensável da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), Pro Tork, Ministério do Turismo, Embratur e ICMBio, além dos governos dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, partes fundamentais no apoio ao pleito para a regulamentação da atividade na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

“Queremos, com essa iniciativa, ressaltar a importância de um sistema de trilhas sustentável e que suporte o desenvolvimento geral das regiões onde são instaladas, algo demonstrado com propriedade nas imagens desta edição. É algo perfeitamente possível, e a criação do segmento de veículos recreativos fora de estrada pela Abeifa, do qual a BRP participa ativamente, só comprova essa linha de pensamento. Nosso objetivo maior é a regulamentação de circulação, bem como o reconhecimento da sociedade sobre a relevância disso para o crescimento da indústria e da economia em diversos setores”, finaliza o countrymanager da BRP Brasil.

Créditos: Lucas Miranda

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.