Sofia Lourenço; 04/09/2024 às 16:40

Programação gratuita pelo Dia da Amazônia começa nesta quarta-feira, 4, com a participação de Isabelle Nogueira

Nesta quarta-feira, 4 de setembro, às 18h, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) promove uma programação especial e gratuita, em celebração ao Dia da Amazônia, com o webminar “Como as mudanças climáticas impactam a vida das mulheres da Amazônia”.

Imagem: FAS

O evento, que será transmitido pelo canal da FAS no YouTube, tem como objetivo promover a reflexão sobre os efeitos das ações predatórias na natureza e a importância de sua conservação, com foco na valorização dos saberes tradicionais.

O webinar contará com a participação de Valcléia Solidade, Thais Kokama e Izolena Garrido, três figuras de destaque na área de sustentabilidade e cultura indígena, com mediação de Isabelle Nogueira. 

Imagem: Lucas Bonny

A principal discussão será sobre os impactos da estiagem severa que afeta os rios amazônicos, uma crise que já atingiu mais de 77 mil famílias, segundo a Defesa Civil do Amazonas, e que exige ações emergenciais, como a doação de insumos para as comunidades afetadas.

Outro tema relevante será o aumento alarmante das queimadas na Amazônia, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrando mais de 8.700 focos de incêndio em agosto, quase o dobro do ano anterior. As participantes abordarão as consequências dessas queimadas, como a deterioração da qualidade do ar e os riscos à saúde da população, além das ameaças ao bioma amazônico e à sobrevivência das comunidades tradicionais.

Imagem: Michael Dantas

“A Amazônia está vivenciando um momento crítico e delicado. Nossas escolhas podem levá-la à devastação, portanto precisamos repensar tudo o que tem sido feito com o planeta. O Dia da Amazônia é mais do que uma celebração, é um chamado para atitudes que promovam a existência desse bioma e das vidas que ali vivem. Para a Amazônia, não há mais o amanhã, o futuro é agora”, afirma Valcléia Solidade.

Programação de setembro

Para setembro, a FAS também preparou uma programação especial com atividades online e nas comunidades amazônicas em que atua.

Entre as principais ações, destacam-se:

Campanha “Mude Pelo Clima”: Lançamento nas redes sociais, seguido pela estreia da websérie “Árvores Gigantes.”

Palestra “A Amazônia e o Futuro da Humanidade”: Realizada no dia 9 de setembro, às 8h, na Escola Estadual Armando Mendes.

Exibição do Filme “Ainbo: A Menina da Amazônia”: No projeto Cine Beiradão, na comunidade Boa Esperança, RDS Rio Amapá, no dia 3 de setembro, às 18h.

Palestras e Cursos:

  • Comunidade Fonte Boa: Palestra “Olhando para o Hoje: Nossa Biodiversidade” (9 de setembro) e curso de Educação Ambiental (15 de setembro).
  • Presidente Figueiredo: Oficina de Educação Ambiental, de 9 a 14 de setembro.
  • Comunidade Três Unidos: Plantio de mudas amazônicas, em 12 de setembro, no Nieds Assy Manana.
  • Iranduba: Oficina de Biodiversidade e Sustentabilidade, em 16 de setembro.

Campanha de Combate às Queimadas: Realizada no dia 25 de setembro, das 9h às 16h, na comunidade Ubim, RESEX do Rio Gregório.

Encerramento da Programação: Exibição do filme “Rio” no Nieds Assy Manana, na comunidade do Punã, entre Tefé e Uarini, em 28 de setembro, às 19h30.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.