As inscrições para 6 dos 8 editais da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) Manaus foram prorrogadas até o dia 12 de novembro, às 16h, após pedidos da classe cultural. Os projetos também podem ser submetidos nos editais dos prêmios para Pontos de Cultura, Festivais Culturais, Projetos Continuados e Mestras da Cultura.
A prorrogação tem como objetivo contemplar, especialmente, os fazedores de cultura das periferias, áreas ribeirinhas, comunidades rurais e indígenas, onde o acesso à internet é limitado e a vazante dos rios tem dificultado a locomoção.
O presidente do Fundo Municipal de Cultura (FMC), Neilo Batista, explica que a decisão visa ampliar a oportunidade de participação para grupos mais afastados geograficamente e com menor acesso a recursos digitais. Segundo ele, o edital também tem como objetivo oferecer suporte para o fortalecimento de iniciativas culturais voltadas para a preservação das tradições regionais e a valorização de culturas periféricas.
Apesar da prorrogação para a maioria das categorias, os editais voltados para os segmentos LGBTQIAPN+ e Hip-Hop encerraram o prazo no dia 4 de novembro, segunda-feira, após uma prorrogação anterior.
Os editais, que somam um investimento de mais de R$ 8 milhões, incluem um sistema de cotas para pessoas negras, indígenas e pessoas com deficiência, seguindo as diretrizes do Ministério da Cultura. Este mecanismo visa garantir uma maior inclusão e diversidade nos projetos apoiados, reafirmando o compromisso com a promoção da cultura em suas diferentes manifestações.
As inscrições devem ser realizadas pelo site oficial do Concultura, onde também é possível acessar informações completas sobre os editais.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.