Poliany Rodrigues; 23/06/2025 às 14:37

Podcast ‘Vidas Dissidentes em Ditadura’ resgata vivências LGBTQIA+ durante e após a ditadura militar

Podcast apresenta relatos sobre repressão, resistência e cotidiano de corpos dissidentes no Brasil

Estreou na última semana, o podcast “Vidas Dissidentes em Ditadura – Repressão, Imaginário Social e Cotidiano”, uma produção do Instituto Vladimir Herzog, em parceria com o Acervo Bajubá e o Arquivo Lésbico Brasileiro (ALB). A série integra o projeto “Democracia para quem? Experiências LGBTQIA+ da ditadura à atualidade” e busca dar visibilidade às vivências e estratégias de resistência de pessoas LGBTQIA+ durante o regime militar e nos anos que se seguiram.

Foto: Divulgação

Com quatro episódios, o podcast revisita experiências que ficaram à margem da história oficial, propondo um olhar mais amplo e sensível sobre os impactos da repressão e a potência das redes de solidariedade entre dissidências sexuais e de gênero.

Entre os temas abordados estão:

O Carnaval como espaço de liberdade, mas também de vigilância e controle;

As formas de sociabilidade entre mulheres lésbicas em contextos adversos;

A repressão policial e seus efeitos sobre os corpos dissidentes;

Histórias de vida marcadas pela resistência cotidiana e coletiva.

A iniciativa visa ampliar a memória histórica do país, incluindo as vozes que, por muito tempo, foram silenciadas. “Vidas Dissidentes em Ditadura” joga luz sobre os afetos, medos e enfrentamentos que moldaram a experiência LGBTQIA+ no Brasil, desde os anos de autoritarismo até os desafios atuais.

O teaser do podcast já está disponível no Spotify. Para ouvir, acesse: Link.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.