Entendendo que a moda é uma forma de expressão muitas vezes excludente para pessoas com deficiência por conta de peças não acessíveis, a Pampili, marca de moda infantil feminina, desenvolveu uma tecnologia inclusiva com escrita em braile para calçados e acessórios.
O projeto, iniciado no ano passado, surgiu por meio de pesquisas realizadas pela marca, que apontaram que meninas cegas ou com baixa visão sentiam falta de autonomia na hora do calce dos calçados, confundindo, muitas vezes, o pé direito com o pé esquerdo.
Como solução para esta dificuldade, a marca incluiu o braile nos solados dos calçados para diferenciar as peças, conforme explica Diego Colli, sócio e diretor da Nação Pampili: “Buscamos sempre entender e fazer uma imersão no universo infantil feminino para compreender as necessidades que as meninas possuem. Nas pesquisas realizadas pela marca, descobrimos essa dor. Além disso, em alguns produtos também trazemos mensagens em braile, para que elas sejam contempladas com as frases que a marca quer transmitir, como ‘seja feliz’ ou ‘seja luz’”.
Esse posicionamento da marca também é expressado em campanhas. Nas redes sociais da Pampili, são compartilhadas histórias de meninas reais, como Gabryella Alves, que possui retinopatia da prematuridade e sonha em ser apresentadora.
“Esse é o começo de uma longa jornada que temos por aí. Quando você abraça a diversidade, você acaba impulsionando outras marcas para olhar para as meninas diversas. É um movimento do mercado que passa a olhar para o todo. Temos que tratar as individualidades, sabendo que juntas, as meninas são plural”, finaliza Diego.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.