Sofia Lourenço; 25/06/2024 às 15:00

Palacete Provincial, em Manaus, sedia exposição ‘Vestuário da Sinhazinha do Boi Garantido’

Mostra celebra cores e expressões da Sinhazinha da Fazenda no Festival de Parintins

O Palacete Provincial, localizado no Centro de Manaus, abre suas portas para a exposição “Vestuário da Sinhazinha: expressões e cores em Parintins”. 

Imagem: Reprodução/ Instagram

A mostra, que destaca o trabalho da artista e figurinista Djane Senna, apresenta oito icônicos figurinos criados para o Boi Garantido.

“São oito figurinos que adornaram a performance de Valentina Coimbra e de sua substituta Noely Reis. Vestidos que foram projetados e construídos não para arena, mas, também, para eventos do calendário oficial do boi como ‘Festa da Alvorada’ ou lançamento de álbum musical”, enfatizou.

Djane Senna, renomada pela sua contribuição como figurinista do Garantido por dois anos consecutivos, estreou em 2022 com o elegante vestido “Burbundy Linda Flor” para a Alvorada. 

Em 2023, na Comissão de Artes do Garantido, assinou o “Cabocla de barro”, aclamado como um dos mais belos figurinos já vistos no Festival de Parintins, uma homenagem à arte cerâmica. Na terceira noite, apresentou o marcante “A Sinhazinha Vermelha, uma releitura das tradicionais sinhazinhas do Garantido.

Imagem: Daniel Brandão

A exposição é uma oportunidade única para explorar o resultado da pesquisa de campo de sua dissertação de mestrado, “Festival de Parintins – Os bastidores da ópera cabocla”, defendida na Universidade Federal de Sergipe.

Dias e horários de visitação

A exposição gratuita está aberta para visitação até 13 de julho de 2024, de segunda a sábado, das 9h às 15h (exceto às quartas). O Palacete Provincial fica localizado próximo a Praça Hiliodoro Balbi, no Centro de Manaus.

Sobre Djane Senna

Djane Senna, é formada em Artes pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e se inspirou em diversas expressões artísticas, como o clássico cinematográfico “E o Vento Levou”, de Victor Fleming, para criar seus figurinos.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.