A dupla de artistas nortistas Tai Silva e Nilberto Jorge lançaram uma campanha de financiamento coletivo para o desenvolvimento da HQ “Onde Habita o Medo”.
A campanha está disponível na plataforma Catarse, e oferece diversas recompensas para os apoiadores. A campanha e mais detalhes sobre a obra podem ser acessados por meio do link.
Onde Habita o Medo
Em entrevista ao Mercadizar, a artista paraense Tai Silva conta que “Onde Habita o Medo” é a história que deu origem a “Causos de Visagens para Crianças Maluvidas”, HQ que rendeu a Tai e Nilberto indicações ao 35º Troféu HQMIX e ao 39º Troféu Angelo Agostini.
A artista explica a inspiração para “Onde Habita o Medo”:
“Esse quadrinho tem um valor afetivo muito grande pra gente, ele foi a história que deu origem a ‘Causos de Visagens’ e estamos há 3 anos trabalhando nela. A história dessa HQ foi dada para mim em sonho e, através dela, eu pude aprofundar temas como a reconexão com a ancestralidade indígena na Amazônia, a valorização e o respeito pelo território que habitamos, a importância da espiritualidade na nossa existência e o quanto nos tornamos fortes quando temos bons amigos no caminho para lutar e para nos acolher.”
De acordo com Tai, em “Onde Habita o Medo”, o protagonista da HQ “Causos de Visagens para Crianças Maluvidas”, o Kauê, viverá aventuras mais desafiadoras em uma vila que fica às margens do Rio Amazonas, e terá como aliados três novos personagens: a Tainara, a Moema e o Lucas, que juntos vão investigar o que está por trás do desaparecimento de crianças da região.
“Tem drama, tem mistério, tem fantasia, tem comédia, tem um pouquinho de cada coisa, e tem muito de nós e da importância que a gente dá pra nossa cultura Amazônica, mais especificamente do Pará, que é o meu estado, e do Amazonas, que é o do Nil”, destaca Tai Silva.
Além de ajudar na impressão e lançamento da HQ, a campanha de financiamento ajudará a obra a ser lançada no Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ).
“Poder levar essa história pro FIQ, é poder levar a nossa cultura e a história dos nossos povos, suas memórias e suas lutas. É poder falar da Amazônia na voz dos amazônidas e fazer a nossa parte na luta para que o nosso território e o nosso povo receba o respeito e o reconhecimento que ele deve ter. Então apoiem nosso novo trabalho no Catarse e ajudem a gente a representar os quadrinistas e artistas amazônidas em Belo Horizonte, em um dos maiores eventos de quadrinhos do Brasil”, finaliza a quadrinista.
Tai Silva
Tai é artivista visual e professora nativa de Mairí (Belém-PA), se inspira principalmente nas mulheres amazônidas e em sua cultura ancestral. Produziu trabalhos para empresas como Nivea, Grendha e Amazônia de Pé, é autora da HQ “Causos de Visagens para Crianças Maluvidas” (2022), indicada aos troféus HQMIX e Angelo Agostini. Integra o coletivo Quadrinistas Indígenas e o grupo de comunicação da Associação Wyka Kwara.
Nilberto Jorge
Nilberto Jorge, mais conhecido como Nil. É Bacharel em Design pela Universidade Federal do Amazonas, atuando como Designer e lustrador profissional. Além disso, leciona Desenho artístico e Perspectiva pela Questo Estúdio Criativo, escola de artes situada na cidade de Manaus.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.