“Inspirar para transformar, e essa transformação ser positiva para todos envolvidos no processo – do cliente ao assistente de arte da agência”. É assim que Luana Porto, CEO da Doppio Studio explica o propósito da agência, protagonista desta edição do #MercadizarEntrevista, que compõe a série especial sobre agências do Norte.
Doppio Studio
Fundada por Luana e Daniel Porto, a Doppio Studio carrega no nome o trabalho em equipe que iniciou com a dupla: “Doppio” significa “duplo” em italiano. Em nossa conversa, Luana explica que a agência nasceu do desejo de oferecer uma publicidade artesanal, que fosse pensada para ser relevante e única.
Com 15 anos de atuação na área, a experiência profissional de Luana Porto vai desde o departamento de criação em agências de publicidade ao departamento de marketing de grandes marcas. Daniel Porto está na área há 20 anos, como profissional de criação em grandes agências locais e nacionais.
Juntos, no desafio de gerir uma agência, estão próximos de completar 6 anos de uma trajetória que colhe resultados nacionais e internacionais.
“Com um DNA muito forte no craft, nós fomos eleitos entre os 200 Melhores Artistas Digitais do mundo pela a Luerzer’s Archive, a publicação internacional mais importante do nosso meio. Além disso, obtivemos outros reconhecimentos como o PMKT. Mas o principal prêmio é ter no portfólio marcas que estão há 5 anos com a gente. Hoje, a agência atua fortemente no mercado de Manaus, mas com clientes de São Paulo e Belém. Especificamente na área de produção de imagens, atendemos empresas em Londres, Zurique e Bucareste”, destaca a CEO.
Levando adiante a trajetória da Doppio, a comunicadora destaca as expectativas de crescimento no ano que se aproxima.
“Enxergamos 2024 como um ano de crescimento. Nossas novidades para 2024 são mais serviços para apoiar as marcas estrategicamente. O desafio é mostrar que um bom resultado não é baseado em ‘leads’, mas em recall e awareness – entender que a marca é um ativo importante da empresa e o resultado vem de médio a longo prazo. Infelizmente, a internet trouxe a cultura do imediatismo, e a gestão de uma marca não pode se basear nisso. Além disso, avançamos nas tecnologias de geração de imagens em IA [Inteligência Artificial] – nosso primeiro projeto pessoal, retratando as Lendas da Amazônia, já foi selecionado para 3 exibições de arte internacionalmente”.
Fotografia e criatividade
O portfólio da Doppio Studio é recheado de projetos com fotografias marcantes. A agência, especializada em imagens para publicidade, coleciona trabalhos que mostram o poder da comunicação visual em conteúdos originais para campanhas e marcas.
Luana Porto conta como a agência lida com desafios durante as produções e um pouco sobre como funciona o processo criativo da Doppio.
“Acredito que o grande segredo é não deixar que as limitações te parem. Elas, na realidade, vão te indicar o caminho para a inovação. Nossa carta na manga é ter um fotógrafo e artista visual, que conseguem junto com a equipe de criação direcionar o desenvolvimento do conceito desde o nascimento da ideia. Isso geralmente acontece em uma reunião de brainstorming. Dessa maneira, nós garantimos que a execução será feita da maneira ideal.”
A CEO explica ainda sobre tendências recentes da fotografia criativa relevantes para a publicidade:
“Nos últimos anos, o craft foi uma tendência muito forte. Abandonar o excesso de recursos digitais na imagem para valorizar o processo de produção e ter um resultado mais ‘artesanal’. Porém, 2023 trouxe uma avalanche neste cenário com a geração de imagens com inteligência artificial. A tecnologia evolui a cada dia e é capaz de produzir imagens impressionantes. Mas não é algo que veio tomar o lugar da fotografia, é apenas mais uma técnica e ainda estamos por descobrir seu verdadeiro impacto no mercado. Por aqui, já estamos imergindo nesse novo, aprendendo, e desenvolvendo alguns projetos.”
E todo novo projeto exige criatividade e autenticidade dos profissionais envolvidos em sua criação. Ter referências locais e nacionais, e ainda se manter fiel às origens e identidades nortistas, também faz parte do processo criativo.
“As referências são importantes para conhecermos novas possibilidades de ‘como’ fazer. Agora, o ‘o que fazer’ deve vir da nossa experiência pessoal e empatia. Com isso, vamos ter a identidade nortista na criação. Na realidade, é necessário ser simples e sincero no que se cria. Ser honesto consigo e com o público: se o criativo tiver essa responsabilidade os trabalhos de comunicação serão um reflexo da sua cultura e região.”
Produção e mercado
A região Norte está repleta de criativos capacitados, que movimentam o mercado publicitário com conteúdos de qualidade, a exemplo das agências que fazem parte desta série especial.
Ainda assim, como explica Luana Porto, há a necessidade de maior união entre os participantes deste mercado.
“Temos excelentes profissionais na região, mas é necessário desenvolver o mercado como um todo. Nós só conseguiremos crescer como ‘criação’ se as áreas correlatas crescerem juntas: marketing, promoção, vendas, mídia, branding. Quanto mais o mercado como um todo amadurece, mais seu olhar vai perceber a importância de uma criação com propósito. É fundamental todos no mercado andarem juntos.”
A caminhada para o futuro da comunicação depende também de os profissionais entenderem e estarem atentos às mudanças e novos formatos possíveis em um contexto de constante evolução:
“Na realidade, a publicidade cada vez mais é sobre interagir com o consumidor. Por isso há tanto envolvimento com o entretenimento. O objetivo deixou de ser o ‘quero que você consuma’ para ‘quero me relacionar com você’. Dessa maneira, as mídias devem se adaptar em todos os pontos de contato com o consumidor, seja online ou offline. As agências precisam entender que o objetivo não é apenas presença de mídia, mas tornar a mensagem da marca relevante”, finaliza a CEO da Doppio Studio.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.