A culpabilização materna foi a inspiração para criar a campanha de Dia das Mães do Boticário deste ano, que assumiu como conceito a #MaternidadeSemJulgamentos. O tema foi o ponto comum entre os mais diversos grupos de mães ouvidos pela marca: colaboradoras, revendedoras, consumidoras e influenciadoras parceiras.
A maioria das mães demonstram exaustão de enfrentar julgamentos constantes exercendo a maternidade à sua maneira, dentro de suas realidades. Para contribuir ainda mais com esse diálogo, a marca firma parceria com a Free Free, organização global que atua pela liberdade de meninas e mulheres, para ampliar os debates acerca da maternidade. É assim que nasce o “manifesto pelo acolhimento materno”, conteúdo cocriado com objetivo de trazer mais acolhimento, empatia e amor para as mães.
Segundo um estudo liderado pelo Instituto Ipsos, em 2021, 46,3% das brasileiras conviveram com o sentimento de terem sua maternidade julgada frequentemente – número acima da média geral do levantamento, que aconteceu em 28 países. No Brasil, que aparece em quarto lugar no ranking, os motivos dos julgamentos são, principalmente, relacionados a críticas sobre o comportamento dos filhos (36%) ou pela suposta falta de limite colocada pelas mães (49%).
Grande parte delas são constantemente cobradas e vistas como únicas responsáveis pelos filhos, mesmo as que estão casadas ou em um relacionamento estável. Ao mesmo tempo, muitas relatam que seus parceiros não são cobrados da mesma forma. Esse sentimento é refletido em um outro estudo, desta vez de 2019, liderado pela Noz Pesquisa e Inteligência em conjunto com a Associação CineMaterna, que consultou mais de 2 mil mães brasileiras e chegou ao seguinte resultado: apesar de 88% das pesquisadas ser casada ou estar em relacionamento estável, apenas 67% diz ter o apoio do pai do bebê.
O lançamento do manifesto contextualiza a campanha de Dia das Mães d’O Boticário, que teve início com o lançamento do filme Discurso, idealizado pela AlmapBBDO, e de projeções noturnas – ação criada pela Pros, agência de PR do Boticário – espalhadas por São Paulo, Porto Alegre, Recife e Belém, que tomaram endereços centrais.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.