Mais de 300 jovens e lideranças de comunidades extrativistas da Amazônia participarão do III Encontro das Juventudes, Povos e Comunidades Tradicionais, que acontecerá entre os dias 25 e 28 de junho, no Quilombo São Francisco do Bauana, no município de Alvarães (a 531 km de Manaus). O local está situado no entorno da Floresta Nacional (Flona) de Tefé, uma das áreas mais impactadas pelas mudanças climáticas na região.

Com o tema “Juventudes Extrativistas de mãos dadas pelo clima, Rumo à COP30”, o encontro pretende destacar o papel da juventude na defesa dos territórios tradicionais de uso coletivo e no enfrentamento à crise climática. A proposta é também preparar as novas gerações para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém (PA), em 2025.
A programação contará com debates organizados em sete eixos temáticos, incluindo:
- Os 40 anos do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS);
- O protagonismo jovem na educação socioambiental;
- O papel dos territórios de uso sustentável no combate às mudanças climáticas;
- Regularização fundiária e infraestrutura das Reservas Extrativistas (RESEXs);
- Gestão socioprodutiva e financiamento da sociobiodiversidade;
- Organização social do território;
- Os 35 anos da criação da primeira Resex do país.
Para o presidente do CNS, Júlio Barbosa, o evento reconhece o protagonismo jovem na luta por justiça climática e pela preservação dos modos de vida tradicionais.
“As juventudes dos Povos e Comunidades Tradicionais e Indígenas seguem em constante movimento, reinventando resistências, mobilizando seus territórios e fazendo ecoar suas vozes em defesa da vida, da sociobiodiversidade, do território e do bem viver”, afirmou.
O III Encontro Nacional das Juventudes, Povos e Comunidades Tradicionais é promovido pelo CNS, em parceria com o Memorial Chico Mendes (MCM), o coletivo Jovens Protagonistas (JP) e a Associação dos Moradores e Produtores Agroextrativistas da Flona Tefé e Entorno (APAFE).

A iniciativa conta com apoio de diversas instituições, como o Instituto Internacional de Educação ambiental do Brasil (IEB), SOS Amazônia, Instituto Clima e Sociedade (ICS), Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Rainforest Noruega (RFN), Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Instituto Chico Mendes De Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além da Prefeitura de Alvarães, Câmara de Vereadores, CONAQ-AM, entre outros.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.