Matheus Menezes; 10/09/2025 às 16:55

Instrumentista manauara Rosivaldo Cordeiro apresenta a música amazônica na França

Produzindo dois novos álbuns, o artista comemora 39 anos de dedicação à música da Amazônia e é embaixador oficial da região na Europa

A música da Amazônia tem cruzado fronteiras e conquistado novos públicos mundo afora. Rosivaldo Cordeiro, nascido no Amazonas, é um dos responsáveis por essa expansão da sonoridade amazônica na França.

Há nove anos vivendo no país, o artista ecoa suas notas vindas do bandolim, cavaquinho e violão de sete cordas, representando a cultura regional e expandindo a arte nortista cada vez mais. 

Foto: Divulgação

Na Europa, o músico realiza diferentes projetos que se baseiam na melodia amazônica e se destaca por ser pioneiro em apresentar a “guitarrada” aos franceses, gênero musical surgido no Pará na década de 1970.

Também criou o primeiro curso de bandolim brasileiro no país, feito que rendeu ao artista o título de embaixador oficial da Amazônia na França, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) em 2018.

Com passagens por projetos consagrados, como a banda Carrapicho, grupo musical manauara que obteve sucesso no Brasil e no mundo, o instrumentista se orgulha da repercussão atual do sucesso “Tic, Tic, Tac” nas redes sociais.

A música foi remixada e lançada na França em 1996, alcançando o topo das paradas no país, na Bélgica, Suíça e em outros países da Europa, vendendo mais de dois milhões de cópias no continente. 

“É uma música que levou tanta alegria e leva até hoje para as pessoas. Na época, eu trabalhava com músicos como Klinger Araújo e nosso saudoso Zezinho Corrêa, que marcaram gerações”, relembra.

Além de apresentações, o amazonense também realiza aulas utilizando instrumentos brasileiros na França, iniciativa que fortalece a presença do patrimônio cultural brasileiro em território internacional. 

“O reconhecimento de ser um músico brasileiro, de Manaus, na Europa, eu acho que é o grande presente que eu trago nesse meio século de vida”, ressalta Rosivaldo.

Na quarta-feira (3), o músico celebrou 50 anos de vida e 39 deles dedicados à música amazonense. A comemoração é enriquecida com a chegada de duas novidades musicais preparadas para este ano. 

Foto: Divulgação/Instagram

Apostando na diversidade dos ritmos latinos, Rosivaldo está produzindo seu novo álbum chamado “Coração Latino”, com previsão de lançamento para o fim de setembro.

“Vai ter cumbia, merengue, a salsa, o forró e carimbó nesse álbum. Uma obra feita com a minha família, no período de férias, e cada um deu seu toque especial, com uma composição, inclusive, em francês.”

Já em novembro, é lançado o álbum “Alma Instrumental”, com releituras de grandes sucessos e composições marcantes. 

“Com a idade, vem a maturidade, uma extensa bagagem, e eu tenho certeza de que daqui pra frente o que vem é cada vez mais a representatividade e alegria amazonense para o público europeu”, finaliza.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.