Nesta segunda-feira, 22, a ilustração no topo da barra de pesquisa do Google celebra a figura de Cláudia Celeste, a primeira travesti a atuar como atriz em novelas no Brasil. Cláudia fez história ao participar de “Espelho Mágico”, exibida pela Globo em 1977, e como personagem fixa de “Olho por Olho”, da Rede Manchete, em 1988.
Cláudia nasceu em 1952 no Rio de Janeiro. Antes de enveredar pelo entretenimento, ela chegou a servir no exército e trabalhar como cabeleireira. Foi vivenciando o dia a dia das mulheres no salão que Cláudia se inspirou a fazer a transição de gênero.
Em 1975, ela atuou em seu primeiro filme de comédia, “Motel”. No ano seguinte, venceu o antigo prêmio de Miss Brasil Gay, que agora é Miss Brasil Trans, o que a deixou em destaque no radar de produtores e outras pessoas do meio artístico.
Segundo o site UOL, surgiu o convite para Cláudia Celeste interpretar uma corista em “Espelho Mágico”. Entretanto, a experiência durou pouco: os jornais da época noticiaram Cláudia como ‘a primeira travesti na TV’, levando o produtor e contratante Daniel Filho a descobrir a transsexualidade da atriz. Depois disso, a Globo acabou não transmitindo mais suas cenas na novela.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.