Thaís Andrade; 25/01/2024 às 13:42

Cinema: Complexidade na Amazônia brasileira é tema da II Mostra Ocupa CCVM

Produções aprovadas possuem temáticas como presença indígena em redes sociais, importância do cultivo do abacaxi de Turiaçu e a punga dos homens em Anajatuba

O Centro Cultural Vale Maranhão acaba de disponibilizar em seu canal no Youtube todos os filmes da II Mostra Ocupa CCVM, selecionados no edital Ocupa CCVM – Amazônia em Foco, realizado em 2023 e que recebeu projetos dos estados que compõem a Amazônia Legal. 

Imagem: “Curva de Rio”

Ao todo, sete filmes receberam recursos para serem produzidos ou finalizados, e englobam uma diversidade de temas como cultura popular, a presença indígena em redes sociais, paradoxos entre a floresta e a urbanização, o impacto da cheia do Rio Solimões em uma cidade do Amazonas e o cultivo do tradicional abacaxi de Turiaçu, no interior do Maranhão.

O filme “Digital Originário” apresenta a rotina do cineasta e fotógrafo indígena Flay Guajajara, um dos criadores do portal Mídia Índia, e sua atuação enquanto comunicador na luta pelos direitos dos povos originários. Assina a direção o fotógrafo espanhol, domiciliado em São Luís há 10 anos, Jesus Pérez.

Duas vertentes do Tambor de Crioula ganham protagonismo com o longa “Fogo, Murro e Coice”, de Denis Carlos e “Papo de Mestre – Tambor de Crioula”. O primeiro apresenta a tradição da Punga dos Homens, com os devotos de São Benedito durante a festa do Tambor na cidade de Anajatuba. O segundo é um curta-metragem gravado no quilombo urbano da Liberdade, com depoimentos de mestres e mestras dos Tambores da Fé em Deus, Leonardo e Floresta, debatendo sobre as trajetórias, contribuições e desafios na manutenção da cultura ancestral no Estado.

“Carne Doce”, produzido pelo Coletivo Ícaro Não Sabe Voar, traz depoimentos de agricultores do famoso abacaxi de Turiaçu, fruta conhecida no Maranhão por seu intenso sabor adocicado. 

A cidade de Anamã, no Amazonas, conhecida por resistir ao Rio Solimões em tempos de cheia e adaptar sua rotina às enchentes, ganhou o documentário “Anamã – A Veneza dos Amazonas”, da La Xunga Produções, produtora de conteúdo audiovisual com experiência na coprodução local de projetos internacionais em parcerias importantes, como o portal britânico BBC. 

Também da região Norte, serão exibidos “comoVer a cidade”, do artista visual roraimense Rafael Pinto – Pérola, que apresenta um trabalho correalizado com moradores da capital Boa Vista, que retratam e relatam a relação deles com a cidade; e “Curva de Rio”, da rondoniense Amanara Brandão Lube, um passeio entre a floresta e a urbanização amazônica guiado pela ótica do encantamento.

Serviço

II Mostra Ocupa CCVM

Onde: youtube.com/@CentroCulturalValeMaranhao/

Site: www.ccv-ma.org.br

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.