Thaís Andrade; 12/06/2025 às 15:42

Chips Amazonas: a empresa familiar que transformou sabores locais em empreendimento

Conheça a história de destaque da empresa que produz chips e salgadinhos com produtos regionais

Em 2013, iniciava a trajetória da empresa hoje conhecida como Chips Amazonas, empreendimento alimentício de destaque na capital amazonense. Com sabores regionais, a Chips Amazonas é uma empresa familiar que enxergou oportunidade de negócio em meio a dificuldades.

Arte: Mercadizar

A empresa familiar

A Chips Amazonas começou a ser moldada pelas mãos do comerciante Dalve de Aragão Lucio, CEO da empresa. O negócio iniciou pequeno, como uma fonte de renda extra para o sustento da família. Com o apoio da esposa, Marinalva Lucio, o empreendimento começou na garagem da casa da família. A venda era feita de maneira muito comum no Amazonas: em saquinhos plásticos usados nos famosos “din dins”, já carregando a identidade local do produto.

Inicialmente, a empresa se chamava Bananas Maria, em homenagem à filha caçula do casal, Maria Alice Lucio. Com o passar dos anos, o que era uma renda extra passou a ter maior estrutura e espaço entre os amazonenses que, tradicionalmente, são grandes consumidores de bananas em diversas receitas regionais, além das chips.

Com o desenvolvimento do negócio, o nome evoluiu para Banana Chips Amazonas, e, depois, para o que é hoje: Chips Amazonas, uma marca que carrega tradição, qualidade e o valor da união familiar.

Imagem: Mercadizar

Bianca Lucio, também filha de Dalve e Marinalva, explica que o crescimento da Chips Amazonas contou com a participação ativa de todos os membros da família. Bianca ingressou na faculdade de Contabilidade com o objetivo de fortalecer a estrutura administrativa do negócio. David Lucio, o filho mais velho, se tornou técnico em Mecânica Industrial com o propósito de compreender a fundo o funcionamento da empresa e desenvolver sistemas inteligentes e automatizados. 

Com o tempo, ambos deixaram seus empregos para se dedicar integralmente ao empreendimento familiar, tornando-se os principais aliados do pai na gestão e contribuindo decisivamente para a expansão da marca.

“Já Daniel Lucio e Maria Lucio, os filhos mais novos, também sempre estiveram presentes nesse crescimento ajudando, aprendendo, participando e contribuindo com dedicação e amor. Eles representam o futuro da Chips Amazonas e são peças essenciais na construção dessa história”, explica Bianca Lucio.

Família Lucio (Acervo pessoal)

Os sabores regionais

O crescimento e popularização da marca levaram a Chips Amazonas além: a empresa passou a oferecer aos consumidores uma cartela ampla de produtos.

“A empresa diversificou seus sabores e produtos, incluindo chips de batata, chips de macaxeira, a batata doce palha, salgadinhos de queijo e pimenta, sempre com foco em qualidade, inovação e sustentabilidade. Além de fortalecer a economia local, a empresa também gera renda para outras famílias, cumprindo o compromisso de crescimento coletivo”, destaca Bianca Lucio.

Em Manaus, os produtos são encontrados em diversas redes do comércio local como Baratão da Carne, Super Nova Cidade, Supermercados Rodrigues, Juma, Grupo Tapajós (Farma Bem, Flex Farma e Santo Remédio), Sabores do Campo, Grupo CDA (Cachaçaria do Dedé), entre outros estabelecimentos.

A evolução na trajetória da marca também pode ser observada em sua embalagem: antes vendidos em embalagens mais simples, hoje os produtos são comercializados em embalagens biodegradáveis.

“A Chips Amazonas é, acima de tudo, um empreendimento familiar, feito com amor, união e o desejo sincero de transformar vidas. É a prova de que, com fé, trabalho e parceria, sonhos simples podem se tornar grandes conquistas”, finaliza Bianca Lucio.

Imagem: Mercadizar

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.