Prestes a completar 15 anos de fundação – em abril de 2025 – o Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) dá mais um passo na preservação histórica e arquitetônica de Manaus: a reforma e o restauro do prédio onde funcionou a Escola Estadual Saldanha Marinho, localizado na rua de mesmo nome, no bairro Centro, zona sul da capital.

Segundo o diretor do Casarão de Ideias, João Fernandes, essa já era uma antiga aspiração que, finalmente, está se concretizando por meio de um convênio firmado com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Administração (Sead), marcando um novo momento para o centro cultural.
“Assumir esse compromisso com Manaus tem um significado muito grande para o nosso centro cultural, especialmente agora que estamos prestes a completar 15 anos de fundação. Com isso, reforçamos uma de nossas missões: manter viva a história da cidade e do estado”, destacou Fernandes.
Construído em 1901, durante o governo de Silvério José Nery, e inicialmente chamado de Escola Modelo, o prédio foi tombado como Monumento Histórico do Estado em 1988, pelo Decreto nº 11.191. A edificação conta com seis salas de aula, todas localizadas em um único pavimento.
“Temos um projeto muito importante para essa edificação, mas ainda não posso revelar detalhes. O espaço, naturalmente, será voltado para a área cultural. Esse prédio é uma joia e, como tal, merece essa valorização. Esse será mais um presente do Casarão de Ideias para Manaus”, concluiu João Fernandes.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.