Tuane Silva; 25/04/2022 às 14:00

App Store dificulta acesso a aplicativos sem suporte

A caça aos aplicativos sem suporte parece imitar uma política recente implementada pelo Google na Play Store

A Apple estaria removendo da App Store aplicativos que estão há anos sem receber atualizações. Em e-mails divulgados por desenvolvedores afetados pela medida, a empresa informa que a remoção acontece em programas que estão “sem atualizações por bastante tempo”.

Para que o aplicativo seja mantido na loja, desenvolvedores precisam liberar atualizações em até 30 dias. “Se nenhuma atualização for enviada em 30 dias, o app será removido da loja”, notificou a Apple.

A caça aos aplicativos sem suporte parece imitar uma política recente implementada pelo Google na Play Store. Embora a empresa não tenha esclarecido os motivos, a “limpeza” provavelmente aconteceria para proteger usuários de possíveis vulnerabilidades.

No caso da Apple, a medida é um mais severa, uma vez que não é permitido sideloading (baixar apps por fora da loja oficial) no iPhone, e o prazo para solicitar uma revisão é bem mais curto. Assim, se um programa é retirado da plataforma e a medida não for contestada pelos criadores, ele pode ficar indisponível para sempre.

 

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.