Thaís Andrade; 15/12/2022 às 10:00

Amazonense é um dos vencedores do concurso literário ‘Viva com estilo… espalhe poesia’

O manauara Vitor Gusmão ficou em sexto lugar no concurso e terá seu primeiro livro publicado

O escritor amazonense Vitor Gusmão é um dos vencedores do concurso literário “Viva com estilo… espalhe poesia”. A vitória na participação do concurso permitirá que Gusmão tenha seu primeiro livro autoral publicado.

O concurso literário “Viva com estilo… espalhe poesia” é promovido pela Editora Brunsmarck, com apoio da comunidade Estilo & Poesia, e tem como objetivo premiar obras literárias inéditas escritas em língua portuguesa. O concurso é aberto a escritores de todo o Brasil.

Como premiação do sexto lugar no concurso, Gusmão lançará o livro “Sentimentos e Vivências”, sendo o primeiro do autor a conquistar publicação. O manauara de 26 anos, que é estudante de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), contou em entrevista ao Mercadizar detalhes sobre a obra.

“Esse é um livro de poesias. Nelas, falo sobre temas que têm a ver com o título do livro: ‘Sentimentos e Vivências’. São sentimentos de quando vivenciei situações, traumas de infância, questionamentos, momentos em que me sentia sozinho, dúvidas que tenho sobre a vida, relacionamentos amorosos que já tive e seus términos, conflitos internos, amor, esperança […] Tenho tanto poesias sobre coisas boas, quanto sobre experiências negativas. A obra traz esse contraste”, descreve o autor.

Vitor Gusmão, que em 2022 foi empossado como acadêmico internacional da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, afirma que já havia participado e ganhado outros concursos anteriormente, mas este, em especial, significa a realização de um sonho antigo.

“Eu fiquei bem surpreso e feliz com o resultado. Por mais que eu quisesse estar entre os vencedores, fiquei surpreso, pois já tinha vencido outros concursos, mas eles avaliavam somente um poema meu. Desta vez, foram avaliados mais de 50 poesias do livro inteiro. Então eu tinha consciência de que talvez eu não ficaria entre os vencedores. Fiquei muito feliz, já que esse é um dos maiores sonhos que eu tenho: ter um livro publicado. Trabalho nessa obra desde 2019, já a fiz e refiz.”

O escritor já participou também de diversas antologias poéticas, entre elas “À flor da pele”, “Tempo”, “Falando de Amor e Dor” e  “Enquanto houver poesia”. Novidades sobre seus trabalhos são divulgadas em sua conta no Instagram.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.