Patrícia Patrocínio; 10/01/2022 às 14:30

Agência global de Relações Públicas rompe com empresas não sustentáveis

A ação faz parte da estratégia Edelman Impact, uma semana depois de o grupo Clean Creatives fazer uma petição contra cliente da agência

Após a pressão de ativistas climáticos, que resultou na avaliação de mais de 300 clientes, a Edelman (Agência Global de Relações Públicas), afirmou que irá romper com as empresas que não aderirem novas diretrizes ambientais, sociais e de governança (ESG). Os resultados dessa revisão foram compartilhados no blog da agência, na última sexta-feira, 7, em um texto assinado pelo CEO, Richard Edelman.

A ação faz parte da estratégia de sustentabilidade da empresa, chamada de Edelman Impact, estabelecida uma semana depois de o grupo Clean Creatives ter feito uma petição pedindo que a Edelman abandonasse os clientes dos setores de petróleo e gás, como a Exxon Mobil e Shell.

A petição da Clean Creatives – um grupo descrito como uma união de profissionais de publicidade que querem um futuro com um clima seguro – circulou durante a conferência climática global da ONU, em novembro, e contou com a assinatura de mais de 100 acadêmicos, escritores, atores, entre outros profissionais.

Edelman disse que a empresa tinha dado um passo atrás, há dois meses e para poder dar um novo passo adiante, que começou com o estabelecimento dos princípios operacionais e de negócios que seus clientes devem seguir. A rede de relações públicas ainda disse que seus seis princípios orientadores são “trabalhar com as empresas comprometidas em acelerar as ações para chegar ao impacto zero e que estejam em sinergia com o Acordo de Paris; colocar a ciência e os fatos em primeiro lugar; promover as melhores práticas e padrões para a comunicação climática, assegurar a inclusão; focar apenas na transição e ser responsáveis.

Apesar dos esforços da empresa, o grupo Clean Creatives, divulgou no Twitter que o CEO, Richard Edelman, “nunca levou o processo de revisão a sério” e que “não há especialistas externos envolvidos e nem padrões transparentes para avaliar as metas climáticas dos clientes”. A Edelman não se posicionou em relação às críticas.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.