No último final de semana, nos dias 22 e 23 de outubro, a Gana, agência de publicidade full service formada 100% por pessoas pretas de todas as regiões do Brasil, esteve presente no Festival do Clube de Criação, que tem como objetivo mostrar o que de melhor foi criado e produzido por profissionais de todo o Brasil, além de promover palestras e disponibilizar debates com nomes relevantes de diversas áreas, como cinema, moda, gastronomia, arquitetura e, claro, propaganda.
A agência, comandada por Ary Nogueira, Felipe Silva e Tatiana Marinho, venceu o prêmio de melhor ideia do ano e levou a Estrela Preta, maior prêmio do festival, com o podcast Mano a Mano, que ainda ganhou três ouros nas categorias “Digital/Melhor Uso de Criadores e Influenciadores”, “Publicações, Veículos de Comunicação & Mídia com Rádio” e “Branded Content”.
A agência ainda levou ouro em “Ilustração”, com o case “Galeria Bohemia”, em parceria com a marca de cerveja; prata com o case “Quebrada Cria de Havaianas”, na categoria “Direção de Arte”; prata na categoria “Rádio”, com o case “Meu País São João em Casa”, com Kuat; além de um bronze em “Branded Content”, com a websérie “Meu País Mineiridade”.
“O Festival do Clube de Criação é uma das premiações mais importantes da nossa indústria, e ter as nossas ideias reconhecidas com tantas medalhas mostra que estamos no caminho certo de fortalecer a cultura criativa brasileira, periférica e preta; em levar isso para diversas marcas e para a linha de frente da indústria. É só o nosso primeiro ano no festival; ainda somos uma agência jovem, mas acreditamos muito no caminho que estamos traçando e em como podemos contribuir com as diversas marcas que atuam nesse país”, conta Felipe Silva, cofundador e CEO da Gana.
Com um ano e dez meses desde a sua formação inicial, a agência tem se destacado por estar a frente de algumas das campanhas mais criativas e de sucesso do país, em parceria com grandes marcas. Esse destaque se dá devido ao diferencial do time, capaz de trabalhar a definição de estratégias criativas, com o toque brasileiro, além de contribuir com outras expertises que, geralmente, não fazem parte do escopo de uma agência de publicidade tradicional. Ao todo, a Gana recebeu quatro Estrelas de Ouro, duas de Prata, uma de Bronze, cinco prêmios anuário, e a Estrela Preta, o maior prêmio do Festival, com atuação para quatro clientes diferentes, com cinco projetos inscritos e um total de 13 peças premiadas.
Nascida em 2020 como um coletivo, a Gana iniciou suas atividades enquanto agência em janeiro de 2021 e, com um crescimento exponencial, é responsável por parte do sucesso de campanhas como “Gostinho do Meu País”, com o reposicionamento do guaraná Kuat após dez anos, ao celebrar a pluralidade de cada região do Brasil; “Quebrada Cria”, projeto com a união de Havaianas e Gerando Falcões para fortalecer e impulsionar artistas de comunidades de todo o país, collab de sucesso que vendeu muito desde o seu lançamento e agora está chegando na Europa; e a direção criativa do podcast Mano a Mano, junto do Spotify, entre outros cases que têm impactado positivamente o mercado brasileiro de publicidade e agregado relevância para marcas globais, apontando a potência da união criativa, intelectual e estética do Brasil.
Ainda neste mês, a agência teve destaque no Prêmio Smarties Brasil 2022, realizado pela MMA Latam, e levou o ouro na categoria “Impacto Social” e prata na categoria “Lançamento de produto/serviço”, com o case “Coleção Quebrada Cria”, feito em parceria com Havaianas e Gerando Falcões.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.