Tuane Silva; 13/03/2023 às 13:00

30ª edição do Festival de Cinema de Vitória abre inscrições para todo o Brasil

Os filmes escolhidos pela curadoria do festival serão distribuídos em 11 janelas de exibição

O Festival de Cinema de Vitória está com inscrições abertas para a seleção de curtas e longas-metragens feitos em 2022 e no início de 2023. Os interessados podem ler o regulamento e enviar o material até o dia 10 de abril. O processo é gratuito por meio do site do evento.

Este ano o Festival de Cinema de Vitória celebra sua 30a edição. Em nome dessa celebração, a programação será feita em dois atos. O primeiro será a Mostra Comemorativa, que exibirá as principais obras cinematográficas brasileiras e celebrará a diversidade do cinema nacional. Este evento acontecerá entre os dias 14 e 18 de junho, enquanto a mostra competitiva será entre 19 e 24 de setembro. 

Segundo o regulamento, os filmes escolhidos pela curadoria do festival serão distribuídos em 11 janelas de exibição. Entre elas estão a 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, com uma seleção de títulos da safra recente do cinema brasileiro; a 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, que apresenta um panorama do cinema autoral nacional de longa-metragem; a 13ª Mostra Quatro Estações, com produções que abordam a temática da diversidade sexual; a 12ª Mostra Corsária, com filmes que apresentam pesquisas de linguagem da estética cinematográfica; a 12ª Mostra Foco Capixaba, janela exclusiva para realizadores do Espírito Santo; e a 10ª Mostra Outros Olhares, que propõe a observação da construção de novos mundos a partir de experiências particulares.

Outras mostras são a 8ª Mostra Mulheres no Cinema, uma janela para a exibição de filmes dirigidos exclusivamente por mulheres e que aborda questões de gênero, valorizando a atuação feminina por trás das câmeras; a 8ª Mostra Cinema e Negritude, que exibe filmes produzidos exclusivamente por realizadores negros e que tratam da pluralidade de narrativas que atravessam a população negra no Brasil; a 7ª Mostra Nacional de Videoclipes, que apresenta produções do gênero experimental por excelência e que fundem música e audiovisual; e a 6ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental, que abre espaço para o debate sobre sustentabilidade e questões ambientais. Fechando as janelas de exibição, a 5ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico traz o universo fantástico e de horror para o evento.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.