
Um grupo de 22 mulheres da Comunidade da Missão, em Tefé (AM), mantêm viva a tradição da produção orgânica de cacau na região. A iniciativa, que conta com o apoio técnico do Instituto Mamirauá, garante a comercialização de barras e ovos de chocolate produzidos de forma sustentável no interior do Amazonas.
O diferencial das barras e ovos produzidos na comunidade é a ausência de insumos químicos. O cultivo é produzido baseado em sistemas agroflorestais, em um modelo que imita a dinâmica natural da floresta, e recebeu a certificação orgânica em 2021. Este foi o primeiro grupo da região a alcançar o selo oficial de produção orgânica concedido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Produção artesanal
O processamento do cacau é feito de forma individual nas casas das produtoras. Elas utilizam fornos artesanais e moinhos manuais para transformar as amêndoas em pasta de cacau, bombons e ovos de Páscoa.
O ciclo começa ainda em dezembro, com a poda e colheita do fruto, seguida pelas etapas de fermentação, secagem e torra.
Segundo Bernadete Araújo, coordenadora do Grupo de Produção Organânica da Comunidade, essa prática já vem de outras gerações e ajuda na renda familiar.
“Esse trabalho vem das nossas mães, dos nossos antepassados. A gente aprendeu com elas a cuidar da terra, a produzir sem destruir e a valorizar o que é nosso. Hoje, com ajuda de parceiros e instituições, a gente continua fazendo com muito orgulho, porque sabe que é daqui que sai o alimento das nossas famílias e a nossa força”, disse Bernadete.

Preparativos para a Páscoa
Para este ano, as produtoras esperam um aumento nas vendas em Tefé e na própria comunidade. Além do apelo sustentável, o chocolate artesanal da Comunidade da Missão chega ao consumidor com um preço mais acessível que as opções industrializadas.
“São ainda mais baratos e carregam carinho, história e o sabor da floresta”, reforça o grupo.
