A série inédita “Amazônia Ancestral” estreou no canal Curta!. A produção apresenta ritos, saberes e tradições dos povos amazônicos, com destaque para manifestações como artesanato, música e práticas culturais que atravessam gerações.

“Marajó Ancestral” é o primeiro de seis episódios da série (Crédito: Divulgação/Curta!)
O primeiro dos seis episódios, intitulado “Marajó Ancestral”, tem como foco a cultura da Ilha do Marajó, no Pará, e mostra como a cerâmica se tornou símbolo de identidade e pertencimento para a população local. O episódio acompanha o trabalho do ceramista e artista visual Ronaldo Guedes, natural de Soure, que mantém viva uma tradição secular por meio da arte.
Dirigida e roteirizada por Zienhe Castro, a série é uma produção da Z Filmes, viabilizada pelo Curta! por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A proposta da produção é valorizar a conexão entre os povos amazônicos, seus territórios e seus antepassados, destacando o papel da cultura como forma de resistência e preservação da memória.
“O mais legal de falar da cerâmica marajoara é a importância dela para o pertencimento do próprio povo marajoara enquanto Marajó. É também uma questão espiritual, uma volta aos antepassados”, afirma o antropólogo Kildren Pantoja, entrevistado no episódio.
O episódio também aborda a relação entre música, identidade e ancestralidade, por meio do carimbó, ritmo tradicional da região.
“O tambor não mente. Ele é aquela conexão entre nós e nossos antepassados. Toda uma história antiga enquanto estou ali sentado tocando, vendo as pessoas dançando, é uma energia tão forte”, diz a artesã e percussionista Milene Pinheiro.
Além da exibição no canal, todos os episódios da série já estão disponíveis no CurtaOn – Clube de Documentários, plataforma de streaming do Curta!.
Além de “Marajó Ancestral”, a série conta com os episódios: “Amazônia é Mulher”, “Saberes Originários”, “Os Primeiros Amazônidas”, “Amazônia Negra” e “O Futuro é Ancestral”.