EntretenimentoSociedade

Festival Acre Graffiti encerra com sucesso e transforma a Rua África em galeria a céu aberto

A cultura urbana do Acre brilhou intensamente na última semana com a realização da 4ª edição do Festival Acre Graffiti, que encerrou no domingo, 30 de junho, reunindo grafiteiros, poetas, músicos e performers de todas as regiões do Brasil e de dez países. O evento transformou a Rua África, no Bairro Seis de Agosto, em um mosaico vibrante de cores, símbolos e mensagens, exaltando a arte marginal e os imaginários amazônicos. A iniciativa contou com o apoio do Governo do Estado do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

Imagem: Reprodução/ Alex Machado/FEM

Com o tema “Floresta Marginal: a arte que ecoa”, o festival reforçou a pluralidade de expressões culturais da Amazônia e promoveu o Campeonato Nacional de Poesia Falada (Slam), em parceria com a Central do Slam. Nesta edição, as mulheres dominaram o palco, mostrando a força de suas narrativas e a potência da poesia como ferramenta de transformação social. A estudante e poeta Djully Bernardo, da Paraíba, foi uma das vozes que se destacaram ao abordar temas como escrevivência, negritude e resistência.

Além do slam, o Acre Graffiti promoveu oficinas de criação de personagens, pintura e letras, protagonizadas por nomes como Priscila Witch, grafiteira paraibana que há mais de uma década integra o cenário nacional, e que hoje mantém um laboratório de artes para jovens em sua comunidade. A arte urbana também dialogou com a saúde, como demonstrou a estudante de medicina Isabele Monteiro, que participou das oficinas e pretende aplicar o grafite como arteterapia em sua prática profissional.

Imagem: Reprodução/ Alex Machadao/FEM

O veterano Neto Vettorello, grafiteiro curitibano com 27 anos de carreira e passagem recente por festivais na Europa, marcou presença e destacou a relevância do evento. “Foi uma experiência única ver como o Acre integra a arte urbana à luta ambiental e à identidade cultural da floresta”, afirmou.

A Rua África agora permanece como um legado concreto do festival, uma galeria a céu aberto que representa as vozes, os traços e os gritos de uma juventude engajada e diversa. O encerramento contou com a grande final do Slam e um show da banda Semblanty, no Café Porão, reunindo público e artistas em uma celebração que reforça o papel da arte como instrumento de pertencimento, denúncia e conexão.

Imagem: Reprodução/ Alex Machadao/FEM

Segundo os organizadores, o sucesso da edição de 2024 reforça a importância de manter e expandir o festival nos próximos anos, consolidando o Acre como um polo criativo da arte urbana e da cultura periférica no Brasil e no mundo.

Mais recentes

EventosMúsica

Trio Panavueiro percorrerá as principais ruas de Parintins

Durante os três dias do Festival de Parintins, o Trio Panavueiro percorrerá Parintins com shows gratuitos
EntretenimentoEventos

Largo de São Sebastião transmitirá Festival de Parintins com programação cultural

Evento gratuito oferece ao público a experiência de sentir a emoção que toma conta no Bumbódromo em Manaus
ComunicaçãoEventosSociedade

Codajás recebe primeira edição da Feira Cultural de Literatura Amazônica em julho

Evento gratuito reúne literatura, música, oficinas, cinema e atividades culturais nos dias 2 e 3 de julho
EntretenimentoEventos

Theatro da Paz recebe o espetáculo ‘oS mambembeS’

Espetáculo que já reuniu mais de 40 mil espectadores acontece de 3 a 5 de julho, em Belém
EventosMúsica

Trio Panavueiro percorrerá as principais ruas de Parintins

Durante os três dias do Festival de Parintins, o Trio Panavueiro percorrerá Parintins com shows gratuitos
EntretenimentoEventos

Largo de São Sebastião transmitirá Festival de Parintins com programação cultural

Evento gratuito oferece ao público a experiência de sentir a emoção que toma conta no Bumbódromo em Manaus
ComunicaçãoEventosSociedade

Codajás recebe primeira edição da Feira Cultural de Literatura Amazônica em julho

Evento gratuito reúne literatura, música, oficinas, cinema e atividades culturais nos dias 2 e 3 de julho
EntretenimentoEventos

Theatro da Paz recebe o espetáculo ‘oS mambembeS’

Espetáculo que já reuniu mais de 40 mil espectadores acontece de 3 a 5 de julho, em Belém

Relacionadas

Entretenimento

Kwati Club terá aulas de yoga, bike e esportes durante o Festival de Parintins

Além dos shows, público terá acesso a atividades físicas e práticas voltadas à qualidade de vida em Parintins
EntretenimentoEventos

Teatro Amazonas recebe o espetáculo ‘O Seresteiro da Cidade dos Cactos’

Organizado pela escola de ballet clássico, Ballet Álvaro Gonçalves, o espetáculo ocorre no dia 28 de junho às 19h no, Teatro Amazonas
EntretenimentoEventosMúsica

‘Samba Manaus 2026’ deve revelar mais atrações do line-up neste sábado

Últimos ingressos para pista e front seguem disponíveis para noite com shows de Sorriso Maroto e Turma do Pagode
Acessar o conteúdo