ComunicaçãoNotícias

Bienal do Livro 2025: Editora UEA lança obra que celebra legado das lendas do Boi Caprichoso

“Caprichoso: o livro das lendas” é o mais novo título da Editora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A obra reúne, em palavras e imagens, as lendas que encantaram o público nas apresentações do Boi Caprichoso no Festival de Parintins desde 1996, resgatando parte essencial do legado artístico e da memória cultural amazônica. 

O lançamento ocorreu no sábado 14 de junho, no estande da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), durante a Bienal do Livro 2025, no Rio de Janeiro (RJ). Organizado por Diego Omar da Silveira, Thayron Rodrigues Rangel e Roberto Sena, o livro é resultado de um trabalho de pesquisa e curadoria iniciado no Centro de Documentação e Memória do Boi-bumbá Caprichoso (Cedem). 

Imagem: Daniel Brito/UEA

Desde 2021, o centro se dedica à preservação da história e da memória da agremiação azul e branca. Com esta nova publicação, o grupo reafirma o compromisso com a valorização da identidade amazônica por meio da cultura popular.

A publicação dá continuidade ao esforço editorial que começou com “O Livro da Toada”, lançado em 2021 e reeditado em 2024. A nova obra mergulha no universo simbólico que o Boi Caprichoso tem levado à arena, revelando como essas lendas hoje ultrapassam a função de alegoria para se afirmar como expressões de uma cosmopolítica amazônica viva, plural e enraizada nas tradições orais indígenas, ribeirinhas e caboclas.

Lançamento reforça o papel estratégico da Editora UEA

Mais do que um registro histórico, o livro celebra a potência criativa das comunidades envolvidas com o Festival de Parintins, destacando a importância de documentar e divulgar o vasto legado artístico da região. Representando o reitor André Zogahib, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Darlisom Ferreira, chama a atenção para a importância de uma obra tão representativa estar sendo lançada em um evento de visibilidade nacional.

“A Editora da UEA é um veículo estratégico e fundamental para a difusão do conhecimento produzido dentro da universidade. Nesta edição da Bienal do Livro, a UEA apresenta obras relevantes da área da cultura, projetando em um evento de alcance internacional, amplamente reconhecido e conceituado, o Festival de Parintins”, disse.

Organizador da obra e docente do Centro de Estudos Superiores de Parintins da UEA, o professor Diego Omar destaca que o livro é mais uma etapa de um trabalho contínuo do Centro de Documentação e Memória do Boi Caprichoso (Cedem).

 

Imagem: Daniel Brito/UEA

“Este livro dá continuidade à coleção “Bumbás de Parintins, nosso patrimônio”. Nosso foco é o trabalho de digitalização, coleta e organização dos acervos visuais do boi. Parte desse material está presente na obra, como croquis e desenhos originais das alegorias. Já planejamos novas publicações, como o “Livro dos rituais” e o “Livro das figuras típicas”, para seguir mapeando tanto a trajetória visual quanto ideológica das apresentações do Caprichoso”, contou.

Na avaliação do professor, o volume e a complexidade do material reunido só puderam ser organizados graças ao esforço coletivo de colaboradores do Cedem. 

 

Imagem: Daniel Brito/UEA

“Embora venhamos coletando material há anos, a elaboração do livro foi feita em pouco tempo, o que só foi possível com uma equipe comprometida. Destaco o trabalho do professor Thayron Rangel, que é coorganizador e professor de Arquivologia na UFRJ, e da Júlia Janeiro, que atuou na referenciação das imagens. E é essencial reconhecer a contribuição do jornalista Roberto Sena, outro organizador da obra. As bolsistas Andreyna e Karliane”, concluiu.

A diretora da Editora da UEA, Isolda Prado, destacou a importância da presença da UEA na Bienal do Livro Rio 2025 como uma oportunidade valiosa para ampliar a visibilidade da produção cultural e acadêmica do Amazonas. 

“Estamos profundamente honrados e gratos pelo apoio incondicional da gestão superior da UEA, que nos permitiu participar deste momento tão importante”, afirmou.

Patrimônio cultural

Imagem: Daniel Brito/UEA

Torcedor do boi Caprichoso, o carioca Miguel da Silva Francisco Lino, 18, revelou a alegria que sentiu ao saber do lançamento na Bienal. 

“A cultura popular, como um todo, é uma grande paixão minha, e tudo começou por causa do Carnaval. Mais recentemente, conheci o mundo dos bois-bumbás. Já foi o suficiente para me apaixonar profundamente pelo festival, pelo Caprichoso e pela cultura amazônica. O Caprichoso é um boi que carrega fortemente a identidade amazônica, a cultura brasileira e parintinense, e leva tudo isso para o resto do país”, destacou.

Mais recentes

Sociedade

Atleta amazonense conquista vaga no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu após seletiva em Manaus

Valderes Pereira garantiu classificação após destaque na Seletiva Manaus de Jiu-Jitsu, que reuniu mais de 1,6 mil atletas
EntretenimentoFilmes, séries e TV

Mostra ‘Outras Janelas’ do CURTA! Festival entra na reta final de inscrições

Produções podem ser inscritas até 15 de março; edição de 2026 terá quatro mostras competitivas e mais de R$ 100 mil em prêmios
Sociedade

Defensoria Pública promove ação de cidadania na Ilha do Combu no Dia da Mulher

Iniciativa oferece atendimento jurídico, emissão de documentos e orientação sobre direitos neste sábado (7), em comunidade da Ilha do Combu
Eventos

Semana do Quadrinho Nacional de Manaus acontece entre 27 e 29 de março

Evento ocorrerá no Mirante Lúcia Almeida e Biblioteca Pública do Amazonas; confira as novidades
Sociedade

Atleta amazonense conquista vaga no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu após seletiva em Manaus

Valderes Pereira garantiu classificação após destaque na Seletiva Manaus de Jiu-Jitsu, que reuniu mais de 1,6 mil atletas
EntretenimentoFilmes, séries e TV

Mostra ‘Outras Janelas’ do CURTA! Festival entra na reta final de inscrições

Produções podem ser inscritas até 15 de março; edição de 2026 terá quatro mostras competitivas e mais de R$ 100 mil em prêmios
Sociedade

Defensoria Pública promove ação de cidadania na Ilha do Combu no Dia da Mulher

Iniciativa oferece atendimento jurídico, emissão de documentos e orientação sobre direitos neste sábado (7), em comunidade da Ilha do Combu
Eventos

Semana do Quadrinho Nacional de Manaus acontece entre 27 e 29 de março

Evento ocorrerá no Mirante Lúcia Almeida e Biblioteca Pública do Amazonas; confira as novidades

Relacionadas

NotíciasSociedade

Evento da Fapeam une ciência e cultura e anuncia apoio exclusivo a pesquisadoras

Sarau científico marcou a abertura do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência e o lançamento de editais para cientistas do Amazonas
ArteNotícias

Casarão de Ideias mobiliza campanha para resgatar memória da antiga Escola Saldanha Marinho

Prédio histórico no Centro de Manaus, futura sede do espaço cultural, reunirá fotos, documentos e relatos da população para formar acervo público
NotíciasSociedade

UEA sedia seminário nacional sobre segurança pública com foco nos desafios da Amazônia

Debate promovido pelo Instituto dos Advogados Brasileiros reúne juristas, pesquisadores e representantes do setor produtivo em Manaus e Brasília
Acessar o conteúdo