Matheus Menezes; 26/11/2025 às 18:16

Circuito Natalino apresenta concerto gratuito com Coral do Amazonas e Filarmônica na Igreja Matriz

A apresentação acontece na quinta-feira (27), a partir das 10h e ainda conta com três peças teatrais

Nesta quinta-feira (27) o Circuito Natalino segue sua programação especial com um concerto gratuito às 10h, na Catedral Metropolitana de Manaus (Igreja Matriz). O projeto é realizado pelo Governo do Amazonas e executado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

A apresentação reúne o Coral do Amazonas e a Amazonas Filarmônica, sob regência do maestro Otávio Simões.

Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

O público confere um repertório marcante que inclui uma das obras sacras mais significativas do período barroco, o Gloria em Ré Maior, RV 589, de Antonio Vivaldi, o célebre “padre ruivo de Veneza”. A obra foi composta por volta de 1715 e é conhecida por sua escrita vocal brilhante, força expressiva e atmosfera de celebração espiritual. 

Os solos do Gloria são interpretados pelas sopranos Katia Freitas e Tamar Freitas, e pela mezzo-soprano Samanta Costa, integrantes do Coral do Amazonas.

A programação ainda conta com três peças de caráter natalino ou religioso, a tradicional irlandesa “An Irish blessing”, o “Natal Branco” (de Irving Berlin) e a canção natalina “Noite Feliz” (do austríaco Franz Gruber).

Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Os arranjos orquestrais foram criados especialmente para o evento, pelo maestro Otávio Simões, reforçando o caráter simbólico e festivo da temporada de Natal. 

O concerto integra as ações do Circuito Natalino de 2025, iniciativa que valoriza tradições culturais, fomenta a fruição artística e aproxima a população da música clássica em espaços históricos da capital amazonense.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.