Neste domingo (19), a Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, por meio do seu presidente Fred Goes, lançou o edital de toadas para o álbum de 2026.
O anúncio marca o início da produção das canções de base sonora e musical da apresentação do Boi do Povão na arena do Bumbódromo, reforçando a identidade artística e o legado cultural do Bumbá.
O edital completo com os critérios para as inscrições dos interessados está disponível no site oficial do Boi Garantido: https://garantido.com.br/?q=2-conteudo-295310-boi-bumba-garantido-sai-na-frente-e-lanca-edital-de-toadas-para-o-album-

O prazo de inscrição encerra no dia 20 de novembro e o processo de seleção conta com uma comissão avaliadora formada por profissionais de reconhecida atuação no segmento musical do Festival de Parintins. As inscrições devem ser realizadas por meio eletrônico ou presencialmente no Curral Lindolfo Monteverde
O documento estabelece novas diretrizes para os compositores, entre elas o limite máximo de três autores por toada e a proibição do uso de inteligência artificial no processo de criação.
O edital também prevê o prêmio de seis mil reais para cada toada selecionada e institui o “Troféu Toada do Ano 2026”, concedido à canção mais tocada nas plataformas digitais, como Spotify, Deezer e YouTube.
De acordo com o presidente Fred Goes, o lançamento antecipado do edital reflete o compromisso com a organização e planejamento do próximo Festival Folclórico de Parintins, permitindo que as obras tenham um desenvolvimento com mais cuidado e profundidade.
“Queremos dar tempo e tranquilidade aos nossos compositores para criarem com qualidade, inspiração e alinhamento ao tema do próximo espetáculo. O Garantido sai na frente, como tem sido sua marca, com responsabilidade e amor pela cultura popular”, destacou.
Com a publicação do edital, o Boi Garantido reafirma sua liderança, inovação e compromisso com a valorização dos artistas locais, estimulando a criação autoral e fortalecendo a tradição das toadas.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.